Domingo, 05 Mai 2024

Mesmice

Depois da “baixa” do ex-governador Max Mauro (PTB), que anunciou recentemente “pendurar as chuteiras” da vida política – ele poderia assumir a vaga do deputado estadual José Carlos Elias (PTB), enrolado da Justiça -, as expectativas daqueles que torcem por encontrar na Assembleia Legislativa uma única voz combatente e de oposição se voltam para Euclério Sampaio (PDT/foto), empossado nessa quinta-feira (28). O pedetista, na legislatura passada, fez bem esse papel, mirando o alvo no governo Paulo Hartung (PMDB). E não faltaram motivos para isso. Mas agora o cenário mudou. Apesar de Euclério chegar à Assembleia como um deputado independente, não tem intenção de se opor ao governador Renato Casagrande. Já em relação ao governo Hartung, querer passá-lo a limpo, a essa altura do campeonato, é um tanto fora de “time”. Mais provável continuar “tudo como dantes no quartel de Abrantes”, com algumas subidas de temperatura, na melhor das hipóteses. Nada, porém, capaz de provocar incêndios. 

 
 
Direto e reto
Saia-justa na missão designada ao secretário de Estado de Planejamento, Robson Leite, de rodar por setores estratégicos acompanhado do secretário de Estado de Segurança, Henrique Herkenhoff, para tentar limpar a barra dele e mantê-lo no cargo. Comentam por ai, que no encontro com o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, Herkenhoff levou foi sermão. Merecido. 
 
Direto e reto II
Aliás, não é de hoje que Mancilha dispara críticas à área de segurança do Estado, alertando para os elevados índices de homicídios, principalmente entre jovens. Não tem muito tempo, o arcebispo divulgou carta de apelo contra a violência. Já no início deste ano, chegou a declarar que o Estado tem a “bandeira da morte”. Está corretíssimo. 
 
Upgrade
O vereador de Vitória Fabrício Gandini (PPS) está com tudo e não está prosa, colhendo os frutos do resultado da eleição deste ano, já que foi o mais votado. Está a um passo de presidir a Câmara, comanda o processo eleitoral em Guarapari, com indicação de candidatura própria de seu partido...e olha que 2013 nem começou.



Cobrança
Por falar em Gandini, ele diz que espera contar com a "participação natural" do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, também do PPS, na campanha do empresário Joffre Assadel. Mas Magalhães, como se sabe, está com Orly Gomes (DEM), candidato de seu padrinho político, o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM). E mesmo ameaçado de ser expulso do partido, dificilmente o prefeito irá recua. Não deu a mínima para o PPS, na hora de fechar a aliança.  


Verão bombando

A propósito, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para a disputa no município será apresentada entre 17 a 31 de janeiro. Quem irá se interessar?
 
Vou, não vou
O vereador Max da Mata (PSD) vira ou não secretário do prefeito eleito em Vitória, Luciano Rezende (PPS)? Precisa tanto mistério?



Errou a mão
O prefeito eleito de Aracruz, Marcelo Coelho (PDT), foi mal na escolha de seu secretário de Meio Ambiente. Aladim Fernando Cerqueira, ex-diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), é conhecido por suas relações com as grandes poluidoras do Estado. 


140 toques
“O governador Renato Casagrande realiza, no Palácio Anchieta, a sanção do projeto que delimita Vitória e Serra”. (Vereador de Vitória, Serjão Magalhães – PSB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro em política".  Jean de La Bruyèr

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/