sábado, agosto 30, 2025
20.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Metas ???ousadas???

O PSDB virou o ano de 2016 anunciando que iria arrebentar nas eleições municipais, já dentro da estratégia de se fortalecer para o projeto presidencial de 2018. No Espírito Santo, o cenário de fato parecia pra lá de favorável nos municípios considerados prioritários para o partido: Vitória, Vila Velha e Serra. Mas, uma a uma, as metas ousadas do ninho tucano foram desandando. Na Capital, a sigla ainda se recupera da ressaca do anúncio de Luiz Paulo Vellozo Lucas da retirada da candidatura a prefeito, que tinha chances reais de levar o pleito; em Vila Velha o deputado federal Max Filho desde o início foge da eleição municipal e lançou uma liderança sem cacife político; e, agora, na Serra, a composição de Vandinho Leite, que poderia ser a terceira via na disputa, com o deputado federal Sérgio Vidigal (PSDB). Diante desse cenário, aparece o senador Ricardo Ferraço em entrevista ao Gazeta On Line nesta quarta-feira (20), dizendo assim: “Nós do PSDB não vamos ter papel secundário nestas eleições. Isso está descartado”. Já estão tendo, senador! Ou tem outro nome para a situação atual do ninho tucano? 
Quanta diferença…
A propósito, em Vitória, está difícil de crer nessa história de substituir Luiz Paulo pelo presidente do diretório de Vitória, Wesley Goggi
Lado oposto
A única opção do partido na Capital seria o deputado estadual Sérgio Majeski, mas isso não interessa nem a Ricardo Ferraço, nem a César Colnago e, muito menos, ao governador Paulo Hartung (PMDB). Os três falam a mesmíssima língua.
Em cima do muro
O deputado federal Max Filho (PSDB), convenhamos, precisa combinar seu discurso. Para dentro do seu grupo, não deixa qualquer dúvida de que não irá disputar a prefeitura, nem se submeter à pressão tucana por conta da saída de Luiz Paulo da disputa em Vitória. Para fora, fica nessa: um dia diz que não, outro talvez…já deu, né?!

 
Interior

Em Colatina, só para lembrar, Guerino Balestrassi também correu do pleito. Como cabeça de chapa, o partido mantém a aposta na novidade da disputa em São Mateus, o empresário Daniel do Açaí, e fechou ainda a questão em Alegre e Santa Teresa, enquanto no município de Linhares descolou mais uma vice. E poderá até ter mais candidatos por aí, o peso é outro.

Mas, já?
O porta-voz da Rede no Estado, Gustavo De Biase, nem esperou o sol raiar e já ciscou para o lado do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Bem mais rápido do que se imaginava.
Novo cenário
O advogado André Moreira, candidato a prefeito em Vitória pelo Psol, comentou em vídeo nas redes sociais o panorama político da Capital sem a candidatura do PSDB. Além de atribuir o anúncio aos interesses palacianos, caracterizou dois outros adversários, sem citar nomes…
Novo cenário II
Um deles, diz Moreira, é um “administrador mal avaliado e com gestão ineficaz”, o outro, uma “piada de mau gosto”. Palpite um: prefeito Luciano Rezende (PPS). Palpite dois: deputado estadual Amaro Neto (SD). Faltou o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB)!
Peculiar
Do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD): “A política capixaba é composta por engenheiros de obras prontas”.
Nas redes
“Hoje [quarta-feira, 20] conversei em meu gabinete com o vereador Fábio Lube, do Pros em Vitória. Ele é pré candidato à reeleição no município e nós caminharemos juntos nas eleições deste ano. Em Vitória, estamos conversando com vários partidos e o Pros deve apoiar o PPS na majoritária”. (Deputado estadual Sandro Locutor – Pros – no Facebook)
PENSAMENTO:
“A política não se faz com discursos, festas populares e canções; ela faz-se apenas com sangue e ferro”. Otto von Bismarck

Mais Lidas