Segunda, 29 Abril 2024

Mudanças abruptas

O primeiro dia de trabalho dos novos prefeitos da Grande Vitória foi marcado por ações e declarações de impacto e visibilidade. Medidas que em princípio agradam a população, mas que com uma análise um pouco mais detida, podem revelar um grau de perigo para suas próprias metas.



Dentre essas medidas a que chama mais atenção é evidentemente a do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), que numa canetada só exonerou mais de mil servidores em cargos de comissão da prefeitura. Ele alega que os cortes são puramente técnicos e não políticos e que de posse da análise dos secretários da situação encontrada tem 15 dias para recontratar os nomes que achar necessários.



Mas há um risco aí. É claro que o prefeito que chega quer retirar os nomes ligados ao antecessor da máquina pública. Mas é preciso saber se isso não vai paralisar a máquina. Manter o funcionamento da prefeitura no momento do ano em que o município recebe turistas e aumenta as demandas, pode ser complicado.



O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB) foi mais modesto, anunciou um corte de 754 servidores, um número alto também,  mas como Audifax já havia passado pela prefeitura a quatro anos, pode ser que saiba bem onde pode fazer esses cortes, mas fica sempre a dúvida sobre os efeitos dessas medidas.



Enquanto os colegas eleitos na Grande Vitória fazem ajustes internos, o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), quer reforçar a ideia de municipalidade próxima da população. Mas visitar PA e apertar mãos não vão ajudar a resolver os problemas da cidade mais complicada da região para se administrar.  A impressão que se tem é de que Juninho vai deixar a gestão por conta do secretariado, enquanto vai cuidar da política. Isso também é perigoso. É preciso acompanhar de perto o que seus secretários estão fazendo.



O mais prudente nessas movimentações parece ser o prefeito da Capital, Luciano Rezende (PPS), que por enquanto vem cuidado de rearrumar o espaço interno antes de fazer os cortes. É o menos arriscado, para não paralisar a máquina.



Que todos vão fazer cortes, isso é evidente. É preciso abrir espaço para os aliados, mas tem que se fazer isso de forma suave, movimentando as peças aos poucos para não atrapalhar a vida da população. Esses prefeitos foram eleitos com o discurso da mudança, mas ninguém quer que as cidades virem de pernas para o ar nos primeiros dias das novas gestões.



Fragmentos:



1 – O novo presidente da Câmara de Vereadores de Cariacica, Marcos Bruno (PRTB), também adotou a técnica da “baciada” para tirar os comissionados do Legislativo. Em uma canetada só exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados Casa.



2 – O governador Renato Casagrande (PSB) retorna ao posto nesta segunda-feira (7) para a felicidade dos novos prefeitos que precisam de sua ajuda neste difícil ano que se inicia.



3 – O restante da imprensa capixaba não deu muita importância para a inclusão de Camilo Cola (PMDB) na lista suja do trabalho escravo, mas o Congresso  em foco deu. Ele aparece na lista dos cinco suplentes que assumem o cargo “sob suspeita”.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/