Domingo, 28 Abril 2024

Na reta final

Correndo ou tropeçando, rindo ou reclamando, fechamos o penúltimo mês na maratona para chegarmos ao final de 2023 em bom estado de conservação, tanto físico quanto mental. Devemos, portanto, agradecer, e nada como um dia especial para isso. Se copiamos tanto os americanos, por que não adicionamos mais um feriado ao nosso calendário nacional, já tão sobrecarregado de feriados e dias santos e dias imprensados? O Dia de Ação de Graças na América é tão respeitado quanto o Natal, com direito a peru assado, torta de maçã e muita abóbora. Reunião familiar, mas sem presentes.

*

Isso é só uma pausa, tipo respira fundo que ainda tem 30 dias pela frente. No dia seguinte é dada a largada para a maratona natalina, na chamada Black Friday, onde os preços caem tanto quanto os termômetros no norte do país. Quem tem fôlego e boa disposição calça um tênis, põe o lanche na bolsa e sai em busca de alguma coisa de que precisa. Ou de que não precisa, mas vai comprar assim mesmo. Lojas superlotadas, filas quilométricas e ninguém reclama - o preço compensa.

*

Mas até a Black Friday não é mais a mesma. Já não tem tanta gente passando a noite em claro para comprar uma televisão ou um computador pela metade do preço - compre online, no conforto do seu lar, com o mesmo preço ba-ra-tís-si-mo! Com entrega imediata e muitas vezes sem frete. E como sempre, se não gostar devolve: satisfação garantida ou seu dinheiro de volta é o lema das lojas nas terras do Tio Sam. Sem explicar o motivo e sem a obrigatoriedade de levar outra coisa no lugar da coisa devolvida.

*

Tradicional ponto marcante do Dia de Ação de Graças é a parada da loja de departamentos Macy's em Nova York, que em 2024 vai festejar cem anos. Os participantes são cerca de 8.000 voluntários em uma rota de 4 km assistida por 3,5 milhões de pessoas. Quem tem mais de 30 anos deve ter ouvido falar no filme de natal De Ilusão também se vive, ou Milagre na Rua 34, onde um sujeito chamado Kris Kringle é o Papai Noel que encerra essa parada – oficializando, portanto, a abertura das compotas natalinas.

*

Outra mudança é que cada vez mais um feriado invade o outro - muitas portas e janelas já tiraram as abóboras e entraram no espírito natalino, com renas e Papai Noel de plástico e luzinhas piscando. Muitos condomínios também já estão devidamente decorados para o grande evento. E afinal, o que é o natal, senão outro jeito de agradecer o que deu certo no ano que finda e esquecer o que deu errado ou não saiu de acordo com o planejado. Só os perus reclamam.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/