Sexta, 26 Abril 2024

Não agregou

Em 2008, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) liderava a bolsa de apostas para a disputa a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), mas sofreu o que é considerado o maior revés de sua carreira política, ao ser derrotado pelo então deputado petista Carlos Casteglione.



Naquele momento, com a força que a caneta lhe conferia, o então governador Paulo Hartung (PMDB) foi para o município e ajudou a alavancar o palanque de Casteglione. Este ano, o ex-governador parece ter pensado que poderia fazer o mesmo, ainda mais porque o adversário não é Theodorico Ferraço, e sim Glauber Coelho (PR).



Mas pelo jeito, a coisa este ano será diferente. Glauber conseguiu uma façanha, colocou em seu palanque Ferraço, Roberto Valadão (PMDB) e José Tasso (PMDB), além da evidente ligação com o senador Magno Malta (PR). Casteglione tentou equilibrar o peso político com Hartung e Camilo Cola (PMDB) que, aliás, tem uma ligação já antiga com o petista, por mais surreal que isso possa parecer.



Na hora de colocar as alianças na balança, Glauber se saiu melhor. Já é conhecido no mercado político que Ferraço não tem eleitor, tem fã clube, e o candidato republicano soube muito bem aproveitar essa vantagem em seu palanque. Já Casteglione, que sofreu desgastes durante seu governo, não conseguiu se recuperar. Não conseguiu sequer colocar o governador Renato Casagrande em seu palanque, o que poderia ter contrabalançado a situação, mas o PSB indicou a vaga de vice de Glauber.



O prefeito tem pouco tempo para tentar reverter a vantagem de seu opositor e essa será uma missão muito difícil. Se Casteglione perder a eleição será uma derrota muito forte para o PT, que tem 15 candidatos a prefeito no Estado, mas pode sair menor que em 2008, quando conquistou seis prefeituras, quatro delas muito importantes.



Mas o PT não será o único derrotado. Ao assumir o risco, desnecessário, inclusive, de apoiar Casteglione, Hartung vai acumular mais uma derrota na disputa deste ano. Nada bom para quem já está há dois anos na planície.



Fragmentos:



1 – A candidata do PT, Iriny Lopes, mostrou em entrevista à TV Gazeta na tarde desta terça-feira (18) que está preparada para responder as alfinetadas sobre o mensalão. E olha que o repórter foi insistente.



2 – Já o candidato Edson Ribeiro (PSDC) preferiu manter o mistério da indireta nada elegante sobre candidatos que seriam usuários de drogas. Enquanto isso, ele segue cheirando a Bíblia.



3 – A vida dos pesquisadores eleitorais em Linhares (norte do Estado) não está nada fácil. Misturados aos moradores comuns, fica difícil diferenciar os cabos eleitorais e os comissionados da prefeitura.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/