Quarta, 15 Mai 2024

Não convence

O ninho tucano capixaba reafirmou a candidatura do ex-diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado, Guerino Balestrassi, em reunião com a cúpula do PSDB em Brasília. Para isso levou uma tropa de choque que provavelmente vendeu uma imagem do candidato do partido impressionante. 
 
Mas a coisa não é bem assim. Balestrassi tem uma movimentação política muito forte. Conseguiu se articular tanto com lideranças políticas quanto do meio empresarial, o que dá volume à sua candidatura. Mas não é só com apoio político e financeiro que se faz uma candidatura. 
 
Balestrassi se elegeu prefeito de Colatina em 2000, em uma eleição improvável contra figuras carimbadas da política local. Fez dois excelentes governos, reestruturou a Associação dos Municípios do Estado (Amunes), elegeu o sucessor, o petista Leonardo Deptulski (PT), e foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Saiu em alta.
 
Mas desde 2008 não disputa um cargo eletivo. Ao deixar a prefeitura se desfiliou do PSB e fez algumas aventuras partidárias que não lhe renderam frutos, como a tentativa de emplacar uma candidatura ao Senado, em 2010 pelo PV. 
 
O ex-diretor-presidente do Bandes é uma incógnita eleitoral. Conhecido no noroeste do Estado, ele assumiu cargos de pouca visibilidade (tirando o Bandes) e não se sabe qual sua capacidade de agregar votos Estado afora. Como vantagem tem o rótulo de novidade no cenário estadual, mas esta novidade não é tão inédita assim e o jogo de 2014 promete ser duro. 
 
Balestrassi vem cumprindo um papel na política capixaba diferente. Aliado do ex-governador Paulo Hartung, ingressou no governo Renato Casagrande, fez boas articulações para seu grupo e deixou o governo sem dizer adeus e obrigado, para expressar ao mercado a ideia de ruptura. 
 
Segura um espaço na disputa proporcional para o caso de PSDB e PMDB não conseguirem por algum motivo de força maior fazer a costura que vem sendo alinhavada. Mas o passo parece bem largo para quem está há cinco anos sem um mandato outorgado pelo povo, por isso, a tendência é de que, mais uma vez, Balestrassi fez a escolha errada. 
Fragmentos:
 
1 – Dentro da composição que se tenta fazer entre PSB e PDT, o deputado estadual Josias Da Vitória largaria na frente na movimentação para a ocupação da vice na chapa de Casagrande.
 
2 – A Câmara de Vila Velha derrubou o veto parcial do prefeito Rodney Miranda (DEM) ao Projeto de Lei 3.173/2013, de autoria do vereador Osvaldo Maturano (PMDB) para instalação, em Vila Velha, uma unidade da Central de Atendimento Integrado “Faça fácil”.
 
3 – Oba-oba dos deputados na sessão desta quarta-feira (7) com o projeto de ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/