Quinta, 25 Abril 2024

Não pesa no bojo

 

Analisemos rapidamente porque o veículo rádio é o primeiro a ser eliminado num processo de alinhamento econômico. “Será por que emprega pouca gente; por que hoje em dia pode trabalhar apenas com um “software”; ou por que não pesa mesmo no bojo?
 
Imaginemos uma empresa grande de comunicação. Daquelas que tem rádio, TV e jornal, ou mesmo revista, internet, essas coisas. O rádio é sempre para compor. Ou talvez até por ser um “legado” político, familiar, etc.
 
Essa empresa em questão tem no jornal um custo altíssimo e nem sempre uma boa resposta financeira. Tem também uma TV. Essa então, o custo esbarra na estratosfera e nem sempre tem a resposta popular que queria. Enquanto isso, o rádio está lá, quieto, com o custo praticamente paralisado.
 
Juntando todos os predicados que o rádio oferece, como empresa de custo baixo, ele é o último a ser promovido – pois já acham que ele se autopromove, o que é um erro gravíssimo. Na verdade, e o primeiro a ser “rifado” numa crise econômica . E não é só aqui não.
 
Nos Estados Unidos, o NY Times ficou marcado por acabar com suas emissoras de rádio e algumas de TV, em detrimento a investimento na Internet. O radio deve ter sido o primeiro a ser lembrado, pode ter certeza.
 
Vocês têm ideia do que precisa para montar uma TV? Mesmo você não tendo noção, afirmo que é de deixar qualquer um doido. Um jornal impresso então. Sabemos que muitas emissoras estão migrando para internet. O que fica de custo de montagem para uma rádio comercial é a construção do parque de transmissão (casa, torre e transmissor).
 
É talvez por essas e outras que o rádio passa por um desalinhamento empresarial, como vem acontecendo com várias emissoras. Umas poucas continuam investindo, outras, ao contrário, demitem. Isso tudo aqui, no Espírito Santo.
 
PARABÓLICAS
 
Jairo Maia vai passar o Natal e Ano Novo com a família no frio dos Estados Unidos. Aproveita para pensar se continua ou não a fazer seu programa.
 
Fabio Pirajá, Luis Claudio e Saul ficaram de criar a Confraria da Salada, para se reunir toda sexta. Tato está esperando.
 
Quem só pensa em rádio e agita tudo por causa disso é o Leozinho, excelente profissional, trabalhando em São Mateus.
 
Força de vontade e fé. Hino Salvador, veterano do rádio no Estado acaba de vencer uma luta contra o câncer na garganta. Voltou ao seu programa.
 
MENSAGEM FINAL
Está no caráter de muito poucos homens admirar sem inveja um amigo que prosperou. Ésquilo

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/