Acabou o sabonete?! Fui ao supermercado e esqueci de comprar. Não apenas o sabonete, mas também o pó de café e o amaciante de roupas.Claro que fiz a lista de compras, mas esqueci de levar. Ah, lâmpadas!
Nunca lembro-me delas, embora brilhem em todos os supermercados e sejam símbolos de boas ideias… das quais ando muito carente. Quando metade da casa está às escuras, tenho que ir ao supermercado só para comprar lâmpadas.
A casa tem 222 canetas – pretas, vermelhas, azuis, verdes. Haja lugar para guardá-las, e de vez em quando tenho que fazer hora extra para testá-las, eliminando as que não escrevem e abrindo espaço para as que chegam.
Canetas e lápis no país onde hábito são distribuídos fartamente – todo dia tem alguém dando alguma coisa em algum lugar. Aceitar é preciso. Mesmo assim, quando se precisa, é impossível achar algo que escreva. Leva-se mais tempo procurando uma caneta do que escrevendo com ela, seja um recado afixado na geladeira, a lista de compras que não vai ser lida, ou o assunto para uma nova coluna… que depois esqueço onde deixei. O mesmo mistério ocorre com as tesouras. Esbarro com elas a cada vez que abro uma gaveta, mas quando preciso cortar alguma coisa…
A casa da minha infância tinha uma única tesoura – guardada com o respeito que se dedica a uma joia. Quando se fazia necessária, todos sabiam onde estava, e quando não precisava mais, todos sabiam onde
colocar. Hoje há um excesso de tesouras, lápis, canetas e lugares onde elas podem se amoitar. O excesso leva ao isolamento, a família se tranca em casulos e não se comunica. É cada um por si e ninguém quer emprestar o carregador do celular.
No princípio era uma única televisão na sala e todos se acotovelavam em volta para ver os mesmos programas – também não havia muitas opções. A família que via televisão unida sofria unida com tantas reprises. Com os 300 canais de hoje em dia, já não há consenso. Fez-se o caos. Com uma televisão em cada cômodo e um laptop em cada colo, perdemos a saudável interação familiar – Quem faz a próxima rodada de pipoca?
Apesar de nos informarem que o petróleo em baixo da terra só dura mais 30 anos, 90% dos carros nas highways têm apenas o motorista, mesmo que toda a família esteja indo para o mesmo lugar e voltando na mesma hora. Encher o tanque esvazia o bolso, e não compensa outra ida ao supermercado só para comprar lâmpadas. Melhor deixar a casa às escuras, assim se economiza energia e adia-se um pouco mais o apocalipse.