Domingo, 28 Abril 2024

Neucimar x Rodney

 

Não há motivo nenhum para achar que a gestão do prefeito Rodney Miranda (DEM) vai inaugurar uma nova fase na área ambiental em Vila Velha. Todos os ventos sopram contra. O demista nunca acenou para a possibilidade de acatar as demandas dos movimentos sociais e está colado na Asevila, entidade que é uma extensão do ES em Ação. A diferença entre Rodney e seu antecessor, Neucimar Fraga (PR), não são os projetos e a ânsia de atrair empresas para o município, nisso eles são idênticos. E sim a estratégia utilizada. Neucimar assumia posição, mesmo que polêmica, e recebia bala por isso. Rodney corre por fora - é ai que mora o perigo. 
 
Quando o prefeito topou se reunir com as entidades que encampam a luta ambiental no município, principalmente o Fórum Popular em Defesa de Vila Velha, para discutir os pontos polêmicos deixados por Neucimar na área, já estava tudo mais do que acertado com a Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila), que reúne uma série de empresas que nada querem saber de meio ambiente. Só que Rodney estava lá, frente a frente com representantes da sociedade civil, com cara de paisagem, anunciando suas boas intenções. Ganhou ponto por isso e não virou alvo de imediato. 
 
Desse encontro, porém, saiu a promessa de uma nova reunião, que deveria ter sido realizada até o dia 7 de março. Já passou, e nada. 
 
Enquanto isso, Rodney articulou tudo que precisava. Assinou termo de parceria com a Asevila para a elaboração do Planejamento Estratégico 2013 – 2016, com direito a evento e palestra do ex-secretário de Finanças e sócio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) em escritório de consultoria, José Teófilo. E não perdeu tempo em fazer acordo com o Ministério Público Estadual (MPES) para conseguir liberar mais de 600 projetos arquitetônicos que aguardavam parecer da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, desde a decisão judicial que considerou inconstitucional 13 artigos do Plano Diretor Municipal (PDM) atualizado por Neucimar Fraga. 
 
O prefeito se preocupou em saber o que os movimentos sociais pensavam dessas parcerias? Não. 
 
Detalhes importantes: Rodney, Teófilo e Hartung representam o mesmo grupo, ligado ao ES em Ação, antigo defensor dos interesses empresariais.  E mais, o acordo entre Rodney e a o MPES foi firmado a portas fechadas, e embora o prefeito tente dar um ar de responsabilidade ambiental à questão, a impressão é que ele arrumou uma brecha para atender aos desejos do empresariado. Tanto que declarações da sua secretária de Desenvolvimento Urbano, Ana Márcia Eller, apontam que a prefeitura só tem a intenção de colocar o PDM em discussão em 2016. O Ministério Público é amigo de Rodney, não se esqueça. 
 
Também nesse meio tempo, o prefeito já anunciou quando o tal Planejamento Estratégico será concluído pela Asevila, mês que vem, bem rapidinho. Na verdade, o que a entidade faz é uma atualização do Planejamento 2025 que realizou para o ex-prefeito Neucimar Fraga. Em consonância, também, com o ES 2025 de Hartung. Outro produto desenvolvido na gestão passada, o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, será aproveitado por Rodney. Todos eles enfocam em empreendimentos e mais empreendimentos. 
 
Basta uma rápida pesquisa na internet para conhecer o teor dos documentos. Que não têm nada de sustentável ou interesse coletivo como prioridade, embora seja isso que a prefeitura tente vender. O trabalho é um diagnóstico das potencialidades econômicas do município, com detalhes sobre grandes projetos, prazo de implementação e estratégias necessárias para que saiam do papel. As áreas são as mais diversas: logística, indústria, comércio, serviços, turismo e habitação.
 
E quem também aparece por trás dos planejamentos? A conhecida Futura, a mais conhecida ainda Cepermar, e a Macroplan Prospectiva, Estratégia e Gestão S/S Ltda, contratada de Hartung para fazer o ES 2025. Ou seja, tudo em casa. 
 
Considerando esses elementos, mais o programa de governo de Rodney, apresentado lá atrás, no início de sua campanha, sobram ainda dúvidas de que estamos diante da máxima “mais do mesmo”? 
 
As entidades de Vila Velha que se cuidem. Rodney afaga aqui, e arma acolá. 





Manaira Medeiros é especialista em Educação e Gestão Ambiental



 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/