Quarta, 24 Abril 2024

No bico do revólver

 

Não é por acaso que o Espírito Santo está há mais de uma década ocupando o topo da lista dos estados mais violentos do Brasil. Embora muitos especialistas apontem a tráfico de drogas como uma das principais causas da violência, a impunidade é, sem dúvida, o gatilho para boa parte dos assassinatos cometidos Estado afora. 
 
Ao amanhecer desta quinta-feira (4), a menos de três dias das eleições que vão escolher que serão os prefeitos e vereadores dos 78 municípios capixabas, foram registradas duas ocorrências de crimes que, de alguma maneira, podem estar relacionados ao processo eleitoral. Fato que por si só já causa apreensão, pois, nesse caso, os episódios devem ser tratados como uma ameaça à democracia. 
 
Em Água Doce do Norte um candidato a vereador foi morto aparentemente por um motivo banal. Evandro Braga Nunes, candidato do PTdoB, foi assassinato a facadas na madrugada desta quinta-feira. Segundo a polícia, o suspeito já foi identificado e preso. O candidato teria negado R$ 10 a um homem que, revoltado com a negativa, teria decidido esfaquear a vítima. 
 
O partido pede a investigação rigorosa do crime. O PTdoB não descarta a hipótese de que o assassinato tenha motivação política. Segundo o partido, Evandro era uma pessoa muito combativa. O PTdo B ressalta ainda que o candidato estava cotado para ser um dos mais votados na disputa à Câmara de Água Doce do Norte.
 
Já o crime ocorrido em Barra de São Francisco envolve uma rixa antiga entre duas famílias do município. Na noite dessa quarta-feira (3), Sebastião Maroto, mais conhecido como Taninho Maroto, foi morto com vários tiros. O filho dele também foi atingido, mas sobreviveu à execução. 
 
O crime de Maroto também pode ser associado ao processo eleitoral. Coincidentemente, no último sábado (29), o candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) anuncio, durante um comício, que se eleito daria fim à pistolagem em Barra de São Francisco.
 
Percebam a gravidade dessa afirmação. A cultura da pistolagem está tão entranhada no município, que entre os projetos do candidato ele é obrigado a destacar o combate aos criminosos de aluguel. 
 
Enivaldo, que deve conhecer a importância do tema para a população, foi mais longe. “Essa meia dúzia de irresponsáveis que estão tirando a tranquilidade do município vai ter de sair daqui”, prometeu. O candidato ainda se referiu às mortes que estavam acontecendo no distrito de Vila Paulista, local de assassinato de Taninho Maroto, com preocupação.
 
Os dois casos deixam evidente que em pleno século XXI, às vésperas de um dos acontecimentos mais importantes da democracia, a eleição direta de nossos representantes, ainda convivemos com crimes bárbaros, motivados quase sempre por causas banais. Os autores desses crimes ainda apostam na impunidade e na certeza de que as diferenças devem ser resolvidas no bico do revólver. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/