Outro dia publiquei uma informação aqui que, até então, tratava-se de especulação de bastidores. Não é mais. A candidatura do deputado estadual Enivaldo dos Anjos à Prefeitura de Vitória será o carro-chefe do PSD no Espírito Santo em 2016. Isso já está certo dentro do partido e atende ao projeto da executiva estadual de sair com um nome forte na disputa pela segunda principal vitrine política do Estado. A articulação, além de engrossar a lista de prováveis candidatos com potencial que embolam o campo na Capital, representa desfalque na campanha do prefeito Luciano Rezende (PPS), que tem como seu aliado e secretário o presidente do diretório municipal, Max da Mata. A entrada de Enivaldo na disputa é confirmada pelo vice-presidente do PSD capixaba, Neucimar Fraga, que completa a frente do partido na Grande Vitória, com a candidatura à prefeitura de Vila Velha. Conhecido por sua língua afiada, disposição para embates e bandeiras de repercussão popular, alguém tem dúvida de que Enivaldo vai dar trabalho?
Mapa eleitoral
O PSD no Estado quer garantir ainda candidatos na Serra, Cariacica, Linhares e Colatina. O próprio Neucimar afirma que está se movimentando pelo Estado para garantir essas metas. Em Linhares, ele avisa que o martelo também já foi batido: vai encarar a disputa o vereador Dr. Cardia.
Lista
Além de Luciano e Enivaldo, os cotados até agora em Vitória são o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas; o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB); o deputado estadual Amaro Neto – pelo Solidariedade -, o vereador de Vitória Serjão Magalhães, de saída do PSB; e o ex-prefeito João Coser (PT) – embora ele negue, por enquanto. E ainda tem, quem sabe, o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Promete!
Contraponto
Batizado de “Pensar Vix – o bairro que queremos”, o PSDB convoca a população para discutir os problemas da Capital e reconstruir políticas públicas para uma “Vitória Melhor”. Começa pela região 7, de São Pedro, na próxima segunda-feira (27), às 19 horas. Qualquer semelhança com os Gabinetes Itinerantes do prefeito Luciano Rezende (PPS), não é mera coincidência.
Paz e amor
O projeto foi anunciado pelo vereador Luiz Emanuel Zouain na tribuna da Câmara nessa segunda-feira (20), após reunião da executiva estadual do partido. Zouain, que até outro dia, anunciava sair do ninho tucano, voltou atrás. Tem posado sorridente ao lado das lideranças do partido, com direito a muito confete, principalmente em cima de Luiz Paulo.
Holofote
Ganhou ares de evento político a posse do novo secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha, Alexandre Ramalho, nesta quarta-feira (22). Para jogar luz no prefeito Rodney Miranda (DEM), o evento teve a presença do governador Paulo Hartung (PMDB) e sua tropa de segurança, além de lideranças políticas. Tudo é motivo para colocar gás na gestão demista.
‘Choque’ de gestão
A propósito, nem todo mundo concorda com o método “Rambo Capixaba” de Rodney. Sua principal bandeira para mostrar serviço à população, que é a guarda municipal armada, recebeu festival de críticas em suas redes sociais. A partir de agosto, os guardas estarão 100% armados, como anuncia o prefeito. Sobram controvérsias.
Me engana…
O projeto que é a menina dos olhos do governo Hartung, Escola Viva, está mesmo mal das pernas. É nítido o esforço de mostrar o “sucesso” das inscrições em matérias diárias na mídia corporativa. Muito longe, porém, do que está nos bastidores.
Me engana II…
Aliás, essa de que os alunos daqui serão recebidos pelas alunas do programa em Pernambuco foi a melhor, para não dizer o contrário. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Heleno Araújo Filho, que esteve no Estado, mostrou por a mais b que a proposta não deu certo lá, onde foi implantada há mais de uma década.
Caos
Em Nova Venécia, noroeste do Estado, um cidadão furioso com os vereadores invadiu a Câmara nesta quarta-feira (22) e quebrou tudo a marteladas! Está feia a coisa!
140 toques
“(…) a US da Família e a Praça Saudável, que construímos em Iúna, o atual governo só entregou agora, sete meses depois da posse”. (Ex-governador Renato Casagrande – PSB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Prometa pouco, entregue bastante”. Curtis L. Johnson