Domingo, 28 Abril 2024

Notícia bombástica!

Freepik

Tem coisas que a gente lembra com alegria e tem aquelas outras coisas que gostaríamos de esquecer, mas convém lembrar. Como disse Churchill, quem esquece os erros do passado está condenado a repeti-los no futuro. Quem não comete erros que atire a primeira pedra, disse Jesus, e pedra alguma foi atirada. No dia 5 de agosto, em 1945, os americanos jogaram a primeira bomba atômica em Hiroshima. Talvez fosse o caso de um mal necessário - a bomba pôs fim a uma guerra ainda mais destruidora - mas o alvo poderia ter sido uma cidade pequena, onde poucos morreriam.

*

Mas há bombas e bombas - um bombardeio aéreo ceifando vidas ou uma notícia que é uma bomba: um romance entre artistas famosos ou a descoberta de uma vacina contra o mau humor. Já imaginaram como ficaria nosso velho mundo sem esse inimigo público? Um mal tão comum ao ser humano que no entanto vem sendo ignorado por cientistas e gurus. Mas causa danos muitas vezes irreversíveis, como guerras, disputas por heranças às vezes irrisórias, divórcios e brigas entre vizinhos, desempregos e até mesmo doenças.

*

A última bomba: os astrólogos descobriram que a Terra está se afastando do Sol. Para onde vamos nós, onde encontraremos outro astro com luz suficiente para nos aquecer e alimentar? Felizmente essa é mais uma fake news, outra bomba que nos assola. Mas nem tudo está perdido, o sol ainda brilha e temos bombas generosas, que alegram a vida, como as bombinhas das festas juninas, os fogos de artifício, e nem preciso mencionar as bombas que curam doenças e facilitam o dia a dia. Que existem, existem, é só olhar no Google.

*

Notícia bombástica: O primeiro filme animado foi feito na Argentina, quem haveria de imaginar? El Apóstol, uma sátira política, tinha 58 mil desenhos com a duração de 70 minutos. Foi produzido em 1917, 20 anos antes de Branca de Neve e os sete anões, o primeiro filme animado de Walt Disney. Lendo estas mal traçadas linhas, o velho Disney está dando voltas na sepultura.

*

Outra notícia explodiu na imprensa em 1962: morre Marilyn Monroe, a loira bombástica que encantou o mundo. Aos 37 anos, de overdose. Outra bomba, as drogas invadem o mundo com um poder destruidor mais poderoso que as bombas de Hiroshima e Nagasaki, ceifando vidas e destruindo sonhos. Um câncer contra o qual a sociedade não conseguiu ainda encontrar um antídoto.

*

Notícia bombástica: segundo as estatísticas, a população mundial está encolhendo. Deveria ser uma boa notícia, pois nosso cansado globo terrestre já não suporta tanta gente. No entanto, entretanto, essa redução não ocorre de maneira igualitária, e algumas raças encolhem enquanto outras se expandem. O futuro a Deus pertence ou aos indianos?


Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/