O governador Paulo Hartung (PMDB) se elegeu dizendo à classe política que não disputaria a reeleição em 2018. Isso criou entre seus aliados uma espécie de reorganização da antiga fila sucessória que foi quebrada em 2010, com a retirada da candidatura do senador Ricardo Ferraço (PMDB) da disputa ao governo para dar lugar a Renato Casagrande (PSB).
Orbitavam Hartung, além de Ricardo Ferraço, o então vice-governador, os ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) e Luiz Paulo (PSDB). Todos buscavam viabilização esperando sua vez de disputar o governo, já que Ricardo seria governador por quatro anos apenas. O jogo foi desfeito e agora os atores políticos são outros.
Ganham destaque nessa discussão o atual vice-governador, César Colnago (PSDB), e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Colnago se tornou o porta-voz do governo, principalmente em um momento de crise, e Vidigal tem sido um importante aliado do governo, com um peso político que pode garantir a expansão de seu capital para além da Serra.
Há uma expectativa de que as lideranças busquem seu lugar ao sol, mas há de se pensar se com o rumo que o governo Paulo Hartung está tomando já no seu início, é interessante permanecer em uma ligação muito próxima com ele. Vidigal conversa com Hartung de igual para igual. Parece ser uma das poucas lideranças que o peemedebista respeita.
Ninguém pode desconsiderar a capacidade política de Colnago, mas ele tem assumido o papel de encarar os desgastes da atual gestão, o que pode complicar sua imagem. Terá que usar e abusar do jogo de cintura para segurar a barra do governo.
Mas ainda falta muito tempo para a eleição de 2018 e para chegar lá, o Estado passará ainda pela eleição de 2016.
Fragmentos:
1 – Repórteres e cinegrafistas que cobriam a manifestação do Fórum Intersindical do Serviço Público foram barrados na entrada do Palácio Anchieta na última terça-feira (1). Nada mais democrático, não?
2 – Nesta segunda-feira (6), às 19 horas, na Câmara de Vitória, o deputado federal Givaldo Vieira (PT), que andava sumido, promove a plenária “Caminho para o Desenvolvimento da Grande Vitória – Olhar para o Parlamento”.
3 – Muitos deputados decidiram passar o feriado com o carro oficial, já que nessa quinta-feira (2) o estacionamento da Assembleia estava bastante desfalcado.