Sábado, 20 Abril 2024

Novos tempos

      Foto: Gustavo Louzada/SD

Há pouco tempo, antes de o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ser atingido em cheio por fortes evidências de irregularidades e fraudes que teriam sido praticadas durante seus dois mandatos, era comum ver fila de políticos em seu escritório de consultoria em Vitória, onde divide sociedade com seu ex-secretário José Teófilo. Todo mundo queria colar imagem à de Hartung, afinal, dava ibope. Hoje, porém, o cenário mudou. É o ex-governador quem vai atrás dos candidatos a prefeito que têm chances no pleito, para pegar carona e levar algum bônus na eleição deste ano, de olho em 2014. Já o governador Renato Casagrande, que logo ao assumir o comando do Estado dividia essa liderança do mercado político com o antecessor, e até então acompanhava o desenrolar do processo eleitoral naquela de se esquivar, sem tomar partido, resolveu marcar presença e sacudiu a disputa. Embora o fato de posar para foto de campanha ao lado do prefeito Neucimar Fraga (PR), candidato à reeleição, não contrarie sua decisão de não subir em palanque de ninguém, o peso da iniciativa é incontestável. Resultado: agora não faltam candidatos a prefeito atrás de Casagrande para marcar o mesmo ponto, pois ele sim é a atração da vez. São as voltas que o mundo dá. E não tem nada melhor. 

 

 
Impasse
Por falar em Neucimar, o prefeito está cuspindo marimbondo para cima do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranilson Casado. É que ele interrompeu o programa de asfaltamento das ruas de Vila Velha, o que Neucimar atribui à perseguição política. Iranilson está no cargo por indicação do PDT – evidentemente, do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal - e o partido do prefeito apoia a candidatura do deputado federal Audifax Barcelos (PSB) no município. Muito embora, vale registrar, o senador Magno Malta (PR) esteja com Vidigal. 
 
Não emplacou
Nada pessoal, mas a propaganda eleitoral que marca a entrada do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na campanha do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, veiculada nessa sexta-feira (31), pecou pelo mau gosto. Os dois de costas, braços para o alto, com um discurso ao fundo que não diz nada com nada. Começou com a perna esquerda. 
 
Quem te viu...
A propósito, os elogios rasgados do senador Ricardo Ferraço (PMDB) a Luiz Paulo mostram claramente como a política funciona. Quando romperam no passado, era tiroteio para todo lado. Agora, como se nada tivesse acontecido, festejam juntos. É a conhecida reconciliação de poder. 
 
Out
A Justiça Eleitoral está de olho no prefeito cassado de Pedro Canário (noroeste do Estado), Mateus Vasconcelos (PTB), o Mateusão, que cumpre pena em regime semi-aberto após ser condenado pela Justiça Federal por prestar declarações falsas às autoridades e cometer fraudes tributárias. Como se sabe, Mateusão é imbatível em seu modo de fazer política explorando a pobreza, o que tornou o ex-prefeito um astro político em Pedro Canário, Conceição da Barra e São Mateus. Mas, pela primeira vez, está fora de um processo eleitoral. E sem disposição de arriscar. 
 
Out II
Parece que nem na candidatura a vereador de Conceição Barra do filho Mateusinho (PTB) o ex-prefeito vai colocar a mão. Quem diria. 
 
Consolidado
O governador Renato Casagrande designou os membros do conselho gestor das Parcerias Público-Privadas (PPs), que será comandando pelo novo secretário de Governo, Tyago Hoffmann. No grupo estão figuras ligadas a Hartung: Robson Leite, secretário de Economia e Planejamento, e Márcio Félix, da pasta de Desenvolvimento. E ainda Maurício Duque (Finanças), Alcio Araújo (Gestão e Recursos Humanos) e o procurador-geral do Estado Rodrigo Júdice. 
 
Sem controle
O delegado chefe da Polícia Civil, Joel Lírio Junior, publicou instrução determinando aos delegados mais atribuições: responsabilidade pelo uso das viaturas e controle dos gastos com combustível. Ou seja, há excessos. 
 
Novidade
A partir deste domingo (2), o filósofo e escritor Gustavo Bastos passa a integrar o time de colunistas de Século Diário, com temas ligados à literatura. Ele inaugura o espaço falando sobre o livro “O apanhador no campo de centeio”. Leitura recomendada. 
 
140 toques
“Hoje (sábado, 1°), no comitê, debate sobre a política de assistência social com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Todos os segredos da política consistem em mentir a propósito”. Jeanne Pompadour

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/