Segunda, 29 Abril 2024

O animal que ri

Stratford-upon-Avon, onde nasceu Shakespeare

Não mais que de repente, abril se abriu em sorrisos. Mês contente, nem frio nem quente, e por isso corre no ar um rumor: abril foi nomeado o mês do bom humor. Vamos, portanto, rir, que faz bem ao corpo e à alma. Cuidado, o riso é contagioso! Sempre que ouço uma boa gargalhada rio, sorrio ou gargalho também, embora nem saiba o motivo. Os entendidos dizem que rir sem motivo também vale: o cérebro não identifica se a risada é fake ou verdadeira, e registra os pontos a nosso favor. Ouvido ao acaso: "Nestes tempos complicados, se é pra ter uma crise, que seja de riso".


*

Abril era o segundo mês do calendário romano, mas foi empurrado para mais adiante, porque os césares tinham o hábito de mudar o calendário a cada vez que se atrasavam nos compromissos inadiáveis. Ave César! O orçamento para o novo ano precisa ser apresentado ao Senado em abril. Sério? Então vamos empurrar o mês de abril mais pra frente. Também mudavam o calendário quando chovia muito e não podiam sair para as guerras anuais. O que seria de um imperador romano sem uma boa guerra?

*

O nome abril foi em homenagem à deusa grega do amor, Afrodite. Originalmente era aprilis, que significa abrir. Abrir o quê a história não registra. Talvez o coração para o amor, ou a alma para novas emoções. Abrir um sorriso e encantar o mundo, abrir as janelas e deixar entrar o sol da manhã. Que venha festivo e aqueça igualmente os ricos e pobres, bonitos e feios, gordos e magros, crentes e ateus, LGBT, os do leste e os do oeste, os párias e os influenciadores.

*

Como acontece em todos os meses, sejam de 30 ou 31, 28 ou bissexto, gente famosa nasce e morre. Corria o ano de 1564 quando nasceu William Shakespeare, em um frio mês de abril em Stratford-upon-Avon, nome complicado para um vilarejo à beira do Rio Avon. O bardo faleceu em 1616, também em abril, vivendo portanto apenas 52 anos: pouco tempo para criar tantas obras que persistem até hoje. Imagina se ele vivesse 100 anos! Shakespeare disse: Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.

*

Havendo dentes todos riem e o mundo segue em frente, apesar das dores das dívidas. Outro gênio, Einstein, disse: Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Millôr Fernandes: O homem é o único animal que ri e rindo ele mostra o animal que realmente é". Millôr esqueceu das hienas. Em abril o Brasil se abriu, viramos parte do universo global. Pisando com garbo e circunstância a boa terra brasilis, Cabral olhou em volta, maravilhado, e se dirigiu ao indígena mais próximo: "Onde fica vosso banheiro?"

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Izabel Cristina de Oliveira em Domingo, 23 Abril 2023 20:38

Texto maravilhoso!!! Parabéns Wanda.

Texto maravilhoso!!! Parabéns Wanda.
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/