terça-feira, julho 1, 2025
21.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

O ???bolo??? de PH

 
 
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que tenta retornar ao seu antigo posto na eleição deste ano, faz questão de posar de todo-poderoso, aquele que nada teme e tudo faz, mas mostrou que não é bem assim. Pois um político todo-poderoso não tem motivos para faltar a uma entrevista de apresentação de propostas em ano eleitoral. Muito menos em um município com eleitorado que não se deve desprezar, com 80 mil votantes, como é o caso de Guarapari. Pior ainda do que faltar, foi o comportamento de Hartung. Desde o início das conversas até o dia da entrevista, na noite dessa segunda-feira (1º), a única coisa que a assessoria do ex-governador fez foi enrolar a equipe da TV Guarapari. Não disse que iria, nem que não iria. Bem típico de Hartung. Muito apropriada a fala do apresentador da TV Guarapari, Ricardo Conde, ao dizer que estranhou a ausência e a postura do ex-governador, lembrando que o processo de apresentação da série de entrevistas se deu de forma transparente e participativa. Os editores de Século Diário, José Rabelo, e do Portal 27, que cobre o sul do Estado, Wilcler Carvalho Lopes, presentes ao estúdio para fazer perguntas ao candidato, consideraram lamentável a ausência de Hartung. Lamentável é pouco. Hartung desrespeitou os profissionais da imprensa e, principalmente, os eleitores de Guarapari. Comportamento inadmissível dentro do que se espera de um processo eleitoral numa sociedade democrática. Do que o ex-governador tem medo?
 
Nem aí
No mínimo, o que se esperava de Hartung é que informasse à TV sua decisão de se ausentar, com uma justificativa qualquer. E, mesmo assim, seria difícil convencer. Mas a resposta da assessoria era sempre do tipo: “não sei se o candidato vai, não consegui falar com ele ainda…” Brincadeira, né?
 
Nem aí II
Lembrando que, há exatamente uma semana, Hartung também faltou à sabatina dos servidores públicos do Estado. Neste caso, havia confirmado presença. Já dizia o ditado, “quem não deve, não teme”.
 
Propostas
A série de entrevistas da TV Guarapari na disputa ao governo ocorre todas as segundas-feiras e começou no dia 18 deste mês, com o candidato do PT, Roberto Carlos. Já passou por lá também Mauro Ribeiro (PCB). Essa segunda seria Hartung, na próxima (8) o governador Renato Casagrande, e no dia 15, Camila Valadão (PSOL).
 
Propostas II
O mesmo é feito com relação aos candidatos da disputa ao Senado, às quintas-feiras. Até agora foram entrevistados Raphael Furtado (PSTU) e a deputada federal Rose de Freitas (PMDB). Nesta quinta será o candidato do PV, Neucimar Fraga. Depois o ex-prefeito João Coser (PT) e o advogado André Moreira (PSOL).
 
Custou caro
Na disputa de 2012, a ausência em um debate do então candidato a prefeito de Cachoeiro, Glauber Coelho, que faleceu recentemente após complicações de acidente de carro, rendeu lucro para seu adversário, o atual prefeito Carlos Casteglione (PT). E olha que Glauber não compareceu por problemas de saúde. Ou seja, tinha justificativa. Nada parecido com o caso de Hartung. 
 
Me engana…
Lenise Loureiro, braços direito e esquerdo do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), já assumiu a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, acumulando com a de Gestão Estratégica. Ela entra no lugar da arquiteta Sandra Monarcha, exonerada sob elogios da Prefeitura, mas em “face de novas demandas da Sedec, houve necessidade de uma substituição no perfil profissional do titular da pasta”. Conversa pra boi dormir.
 
Não para
Tem mais homenagem aos evangélicos na Câmara de Vitória. Desta vez, por um milagre, o proponente não é Davi Esmael (PSB), mas Neuzinha Oliveira (SDD). Será na noite desta terça-feira (2), em comemoração aos 50 anos da Assembleia de Deus do Bairro da Penha. Ao todo 31 homenageados. Daqui a pouco, a Câmara vira um templo evangélico. 
 
Memória
Domingo (31) marcou os sete anos da morte de Rubens Gomes. Ele foi líder trabalhista no Espírito Santo e responsável pela vinda de Dom Helder Câmara a Vitória, em pleno momento do AI-5. Deixou sua marca.
 
Memória II
Já faz alguns dias, mas a coluna não pode deixar de registrar a morte de Pedro Moschen em São Domingos do Norte. Pai do ex-deputado estadual Ângelo Moschen, primeiro deputado estadual do PT, Pedro foi um dos pioneiros na criação do município.
 
No mais…
A bruxa continua solta.
 
140 toques
“A turma de Aécio já jogou a toalha. A eleição presidencial virou plebiscitária. Dilma ou Marina! O Sonho ‘demotucano’ acabou!”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT- no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Existe o risco que você não pode jamais correr e existe o risco que você não pode deixar de correr”. Peter Drucker

Mais Lidas