Segunda, 13 Mai 2024

O direito de dizer 'Sim!'

Com a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), normatizando definitivamente os cartórios brasileiros para o casamento civil igualitário, muitos casais homoafetivos estão regularizando a relação e assumindo o estado civil de “casados”.
 
Vitória, onde o casamento igualitário já era uma realidade graças à militância e do apoio da OABES, é a quarta capital brasileira em registro de uniões, as pesquisas apontam um casamento a cada três dias. Isso mostra a urgência de uma legislação que venha apoiar o CNJ e, principalmente, proteger esses novos núcleos familiares da violência do preconceito social, politico e religioso.
 
A última sexta feira (24) mostrou bem os dados da pesquisa, enquanto no teatro do SESI, em Jardim da Penha, se encerrava o 3º Congresso Brasileiro de Direito Homoafetivo, promovido pela OABES com a presença do Dep. Jean Willys (PSOL/RJ) entre os participantes, na Rua Sete, no centro, uma festa marcava o casamento de Jefferson e Fabricio que foi oficializado em um cartório de Viana, e, detalhe, em seguida foi marcado pela cerimônia religiosa realizada na Igreja da Comunidade Metropolitana da UFES pela pastora Eliana Ferreira.
 
A igreja da UFES abriu os braços para os LGBTs e, segundo Eliana, ao contrario do que diz o preconceito cristão, a bíblia esta cheia de relacionamentos homoafetivos como: Davi e Jônatas e Noemi e Ruth. Os jovens Jefferson e Fabricio, felizes, apostaram no fim do estigma e na Vitória do amor sobre a politica de ódio propagada pela homofobia.
 
No 3º Congresso de Direito Homoafetivo o assunto foi debatido a luz da legalidade. A realização do congresso em Vitória chama a atenção para uma região metropolitana onde se proliferam igrejas de seitas neopentecostais, e que como já vimos vem se destacando nacionalmente na busca da quebra desse estigma social. Todas as falas foram marcadas pela l defesa do estado laico e o respeito e proteção a minorias, justamente a base dos direitos humanos. Na Avaliação geral, o evento foi um sucesso, e abre espaço para que os debates reverberem em toda sociedade. Parabéns a Drª Flavia Brandão, Toninho Lopes e toda a equipe organizadora.
 
No tema, a boa indicação da Presidenta Dilma, para ocupar a vaga de Carlos Ayres Britto no STF do Dr. Luís Roberto Barroso, que tem trabalhado em prol dos direitos humanos e é sensível as minorias como os LGBTs – “As uniões homoafetivas são fatos lícitos e relativos à vida privada de cada um. O papel do Estado e do Direito, em relação a elas como a tudo mais, é o de respeitar a diversidade, fomentar a tolerância e contribuir para superação do preconceito e da discriminação.” Luís Roberto Barroso. Parabéns e felicidades a Jefferson e Fabricio.
 


Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas "horas vagas" (às quartas) comanda o programa “Praia do Phil” pela rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/