quarta-feira, julho 30, 2025
21.9 C
Vitória
quarta-feira, julho 30, 2025
quarta-feira, julho 30, 2025

Leia Também:

O milagre do século

Desfrutava eu meus verdes anos  em Alegre, quando pela primeira vez ouvi falar em um produto milagroso, simplesmente perfeito, chamado plástico. Naturalmente estávamos bastante atrasados, nosso plástico de todo dia tem mais de  150 anos. Talvez o fato registrado em minha memória seja o advento do nailon, inventado pela DuPont e popularizado a partir de 1954.
 
Quando finalmente tivemos o plástico e seus muitos derivados em pleno uso, ficava eu imaginando como foi possível a raça humana ter sobrevivido sem eles. Hoje, com 300 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, fico imaginando como a raça humana sobreviverá com ele. O Livro de Recordes do Guinness elegeu o plástico ‘o ítem de consumo  mais ubíquo do mundo’. E, com certeza, também o mais poluente. 
 
Nos treze verdes anos do século 21, produzimos mais plástico do que em todo o século 20! Como o plástico precisa de 450 anos para começar a se decompor, todo o plástico já fabricado no mundo continua por aí… A indústria pesqueira mundial joga no mar 150 mil toneladas/ano de matéria plástica, que os animais confundem com comida provocando a morte ou sufocando um milhão de espécies marinhas e um bilhão de pássaros por ano.
 
Embora as empresas de reciclagem tenham se multiplicado nos últimos anos, a taxa se mantém em apenas 27%, enquanto a produção cresce em  proporções alarmantes. Em 1976, os americanos consumiram em média  1.6 galões de água engarrafada; em 2006, esse número pulou para 28. 3 galões.  Pelo menos, a espessura das garrafas foi reduzida. Responda depressa: 90% do preço pago por uma garrafinha de água mineral paga a água ou a garrafa?
 
As garrafas plásticas somam 40% dos produtos usados por uma família americana. São necessarios 7. 24 milhões de galões de óleo para produzir um bilhão de garrafas plásticas. No entanto, apenas 25 garrafas recicladas dariam para fabricar um casaco para um adulto. Reciclar uma única garrafinha pode economizar energia suficiente para manter acesapor seis horas uma lâmpada de 60 W.
 
O mundo fabrica um milhão de sacolas plásticas por  minuto. Os americanos consomem  102 bilhões, mais de 500 por consumidor.  Quatro de cada cinco sacolas nos US são de plástico. E embora eles não sejam muito dedicados à reciclagem, 90% das sacolas plásticas são reusadas.  Muitos países já as baniram ou controlam o uso. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, não há mais justificativas para continuar fabricando-as.
 
Temos que admitir, o plástico é bom, bonito,  barato. O problema é que está acabando conosco.  E embora seus efeitos danosos possam ser minimizados com a reciclagem, ela não resolve o problema.  Melhor mesmo é reduzir, diminuindo ou cortando o uso de produtos descartáveis feitos de plástico. Se 50 fregueses por dia levassem suas próprias canecas para tomar café no Starbucks, cerca de 300 mil árvores seriam salvas por ano.

Mais Lidas