Domingo, 28 Abril 2024

Um novo ano

O tempo está passando e aí vem mais um Natal, mais um Ano Novo, mais um Carnaval, para então iniciarmos mais um ano, agora o de 2024. Nesse ritual de passagem, tratamos do espírito do Natal, do feliz Ano Novo e das festividades da carne, o nosso grande Carnaval, onde tudo é alegria.

No próximo ano, teremos um fato social muito importante, quando escolheremos quem vai nos governar nos cargos municipais, majoritário e proporcionais, o prefeito ou prefeita e os vereadores e vereadoras da nossa cidade, nos vindouros quatro anos de um mandato político.

Nos diz a música que é "na nossa cidade que se começa a ser feliz. Que a gente parece diferente, mas são eles tão iguais, que ser diferente é até bom demais".

Quando observamos a representação política, nos cargos de prefeitos e vereadores nas cidades onde vivemos, percebemos que é a minoria que representa o povo trabalhador, a maioria está defendendo quem explora o trabalho humano, como os empresários, os grandes comerciantes e os fazendeiros. O povo trabalhador, que vive de seu trabalho, precisa buscar o equilíbrio nesta representação.

Para defender nossos interesses e atender nossas necessidades, precisamos conquistar o equilíbrio das forças políticas nas câmaras de vereadores e nas prefeituras, e isso se faz com boas escolhas de quem verdadeiramente nos representa, é dos nossos e defende nossa causa. Então acompanhar o processo eleitoral e fazer boas escolhas é nosso dever e responsabilidade.

Para isso, precisamos estar atentos e fortes e identificar quem realmente está comprometido com a defesa de nossa causa enquanto povo trabalhador. É nosso objetivo defender a democracia e suas instituições, combatendo todo tipo de conservadorismo e retrocesso, em direitos e igualdade entre os seres humanos.

A vida real é feita de disputas de interesses, e o nosso interesse, enquanto classe trabalhadora, é de trabalho, condições dignas de vida e participação na distribuição da riqueza produzida pelo nosso trabalho.

As eleições de outubro de 2024 acontecem na nossa cidade, que nós conhecemos bem, e as escolhas de representantes que faremos será muito importante para a renovação das lideranças políticas que se apresentam para nos governar, principalmente para o equilíbrio de forças políticas nas câmaras de vereadores, aumentando o número daqueles que tenham compromisso com os nossos interesses e necessidades, para um mandato de quatro anos.

Nossas cidades já têm ares de metrópole, é grande, diversa e complexa, e isso torna necessário estimular a diversidade para que ocupem espaço na política, principalmente, mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, que hoje são minoria nas representações políticas.

O Brasil é diverso em seu povo, e alguns setores sociais sofrem na carne as opressões, as discriminações, o preconceito e as injustiças de uma sociedade desigual, principalmente no mundo do trabalho, e esses setores sociais ainda não se fazem representados na política local.

A inclusão do povo trabalhador no orçamento público começa pela sua representação nos espaços de decisões políticas de forma equilibrada, proporcional ao seu tamanho e sua importância na sociedade.

O que o povo quer é trabalho, renda e uma economia que funcione gerando emprego, melhores salários e proporcionando qualidade de vida para todos.

O povo trabalhador busca justiça para todos, fortalecer a democracia, onde todos tenham sua liberdade garantida, seu direito de expressar sua opinião, que a verdade e a ciência prevaleçam, e as mentiras e as manipulações da verdade sejam responsabilizadas e punidas conforme a nossa Constituição.

Para isso acontecer é preciso que tratemos de política sim, de uma política onde haja justiça para todos, precisamos conversar com os nossos, seja na família, na igreja, na escola, no trabalho, no esporte, em nossos encontros sociais, e afirmarmos que queremos igualdade na representação política do nosso povo.

Não é justo observarmos nossos governantes, seja no executivo ou no parlamento, e vermos que os representantes do povo, daqueles que vivem de seu trabalho diário, são sempre uma pequena representação, uma minoria, enquanto a representação dos que exploram o nosso trabalho ocupa quase a totalidade dos espaços de decisões políticas.

Assim nunca teremos um feliz Natal nem um próspero ano novo e não vamos festejar a carne e a colheita no nosso querido Carnaval.

"Se comparada ao país, nossa cidade parece pequena, mas é na nossa cidade, que se começa a ser feliz".

Observe que "a vida ensina e somos aprendiz".

A cada dia, com nossas escolhas aprendemos a ser feliz.

Fazer a boa política é fazer boas escolhas de quem defende nossos interesses e nossas necessidades, para nos bem representar na política, no executivo e no parlamento.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/