Domingo, 28 Abril 2024

​O pingo nos iii

Uma nova reforma ortográfica está sendo urgentemente exigida para eliminar alguns excessos assincrônicos das regras sacramentadas pelo nosso caleidoscópio linguístico. Falo daquele inconveniente e obsoleto pingo na letra i. A linguagem do futuro será a da mensagem de texto - rápida, eficiente, às vezes ridícula, mas criativa. E que veio para ficar. Essa turma jovem que tem preguiça de fazer uma ligação e falar diretamente com quem lhes ouça, não tem paciência para pingar o i. Ou o jota, por extensão.

*

Responda depressa, quando foi a última vez que você escreveu um recado ou uma lista de compras, ou uma mensagem romântica para seu bem-querer, e lembrou de pingar o coitado do i? O jota, então, ninguém mais lembra que deveria, por imposição ortográfica, ser pingado. Do til e da cedilha não temos como nos livrar, admito, mas qual a diferença entre um ponto no meio do caminho e o ponto final? Se o texto parou ali, o leitor sabe que o ponto é final e definitivo. Que nem o letreiro no final do filme. No caso do i, se todos pingassem, não nos mandariam por os pingos em todos os iii.

*

A internet é um manancial inesgotável, onde tudo cabe e tudo é aceito e sacramentado. Procuro e descubro, embora soubesse de antemão, que a expressão 'por o pingo nos iiii' significa que no final tudo vai dar certo. Fica terminantemente proibido substituir o pingo - também chamado ponto ou pinga - por coraçãozinho, beijinho ou outras minhocas em cima do i. Mas que fica mais bonitinho, não há dúvidas. Comprovando minha teoria da total inutilidade do pingo, pergunto: o I dos romanos tinha pingo? Julio Cesar teria declarado nas Calendas de Março, A situação ficou tão confusa que nem adianta mais por o pingo nos is.
*

Já o jota fica em outro contexto. Fiz uma extensa pesquisa, e das cinco pessoas consultadas todas informaram não saber que essa modesta letrinha elegantemente encurvada ganha também a cobertura do pingo. Se tem nas fontes eletrônicas, ninguém percebeu, mas na escrita manual ou coloquial, ninguém pinga. Querida, você esqueceu de pingar o j na sua mensagem de texto. Ah, por isso que te chamei de enjoada. Mais uma amizade perdida.

*

Nas listas dos líquidos mais caros do mundo, a tinta de impressora ganha destaque: é o líquido de utilidade pública mais caro que existe - uma coisa que todo mundo usa, imprimindo ou consumindo, pingando constantemente em bilhões de impressoras. São trilhões de folhas de papel, documentos, recados, mensagens, pesquisas, relatórios, discursos de políticos, sermão de igreja, listas de preços, normas e leis, literatura, e tudo mais sendo grafado no papel no momento em que você lê essa coluna.

*

Confúcio disse: Tudo que é demais, é de menos. Além da tinta, temos também o impacto dos cartuchos de impressora vazios. Segundo o site da Diamond Brasil, em média 11 cartuchos de tinta para impressora por segundo - 1 milhão por dia - são descartados de maneira inadequada. Além do desperdício, isso é crime ambiental. Pense na quantidade de tinta de impressora que também está sendo desperdiçada com os dois pingos: no i e no j.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/