Sexta, 26 Abril 2024

O primeiro programa

A julgar pelo primeiro programa eleitoral de Vitória, dá para se ter uma ideia do que espera o eleitor nesse cerca de um mês e meio que antecede a eleição na Capital. Luiz Paulo projetou uma campanha milionária, tem mais tempo de televisão, e apresentou uma propaganda bem feita e como ele gosta, pregando o “alto astral”.  A qualidade narrativa se misturou com a história de vida e trajetória profissional do candidato.



O programa de Luciano Rezende (PPS) apostou na ideia da terceira via. O candidato parece mesmo voltado para a faixa da população que busca uma alternativa de votos, respaldado no desempenho da presidenciável Marina Silva (PV) em 2010. Pode ser coincidência, mas notaram o V na marca do candidato e o verde predominante no programa?



O programa de Luciano poderia ter sido melhor. A estratégia da apresentadora no primeiro dia pode não ter sido a melhor escolha, já que neste momento, o eleitor quer conhecer o candidato.



Já a candidata do PT, Iriny Lopes, parece ter apostado demais nessa ideia. O modelo de entrevista, em que a candidata falou de sua trajetória na militância petista, sua passagem pela Secretaria Especial da Mulher, além da família e do projeto de governar Vitória.



Talvez o modelo tenha sido um pouco cansativo para o primeiro programa, mas serviu para apresentar a candidata à cidade, depois de tanto tempo em Brasília, talvez haja a necessidade de uma reaproximação como eleitorado. Vale o destaque para as fotos com Dilma e Lula, já exploradas no primeiro programa.



Ficou a impressão que daqui pra frente PT e PSDB vão partir para o projeto de comparação das administrações, como já era previsto. Já Luciano quer ser a alternativa para quem não quer nenhum dos dois modelos.



Gustavo De Biase (Psol) aproveitou o pouco tempo de TV para fazer um programa objetivo, apresentando as propostas do partido. A ideia de emplacar a fala do deputado federal Jean Wyllys no lugar do candidato na abertura do programa pode ter sido equivocada, mas nada que comprometa o restante do programa.



O PRTB, de Montalvani, foi mais modesto na apresentação do candidato, mas emplacou o principal nome do partido, o eterno presidenciável Levy Fidelix na campanha. Já Edson Ribeiro (PSDB) parece não ter mesmo muitos recursos para investir.



Em se tratando de Luiz Paulo, Luciano, Iriny e Gustavo, cabe destacar as músicas de campanha. Todas muito boas, e no caso dos três primeiros, produções com artistas capixabas deram um toque bastante especial aos programas. Em resumo, o primeiro dia foi bom, com uma leve vantagem para Luiz Paulo.



Fragmentos



1 – Mantendo o perfil silencioso que marcou sua primeira passagem pela Assembleia, na legislatura passada, o deputado Cacau Lorenzoni (PP), ao assumir a suplência de Nilton Baiano (PP), parece já ter encontrado a sua bandeira: pedágios.



2 – O deputado defende o fim do pedágio para maiores de 65 anos nas rodovias estaduais com concessão do governo do Estado, tendo como base o Estatuto do Idoso.  



3 – Se Cacau Lorenzoni tem como característica o silêncio, alguns deputados são figurinha carimbada na tribuna da Casa, não é José Esmerado e Hércules Silveira?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/