Segunda, 29 Abril 2024

O que não fiz ou deixei de fazer

No jogo do bicho, 24 era um número malvisto. Em 2024 muitas coisas mudaram, embora muito precise ainda ser mudado. O termo gay - alegre - trouxe mais compreensão aos que outrora eram identificados com nomes feios. Nomes feios, pra mim, são guerra, fome, perseguição sob qualquer pretexto, enfim, atos de violência que abundam por toda parte. Adentramos, pois, 2024 desejando paz, seja no Oriente do meio, da direita ou da esquerda ou em qualquer outra região do conturbado planeta terra.

*

Duas coisas são necessárias quando mudamos de ano: listar as intenções do que queremos realizar no ano que nasce, e avaliar o que deixamos de fazer no ano que morre. Não falo de regimes de emagrecimento e mudanças de emprego, e sim algo mais profundo, radical, como parar de roer unhas e esvaziar os armários. Aquele chapéu acumulando poeira no cabide, quantas vezes foi usado?

*

A sempre adiada viagem ao Egito… Quando criança eu sonhava ser arqueóloga. Isso em Alegre, que não tinha sequer faculdade. Era então vidrada nos faraós, nas múmias, nas pirâmides gradativamente saqueadas ao longo dos séculos. Várias gerações de uma família podiam viver do que tiravam de uma única pirâmide. Os egípcios tinham uma cultura mais voltada para a morte do que para a vida. "Por que vocês se entregaram à morte, tendo poder para participar da imortalidade?" Provérbio do antigo Egito.

*

Escalar o Himalaia,,, de neves eternas e ventos capazes de destruir uma cidade. Devo acrescentar, não escalei sequer o Pico da Bandeira, ali ao lado. O cume do Everest é o local onde mais venta na Terra, com velocidades de até 175 mph, equivalentes a um furacão de categoria 5. O furacão Ian, de 2022, um dos piores que já abalaram a Flórida, atingiu a categoria 5. Eu, hein!

*

Atravessar a nado a Baía de Vitória. Ideia de girico, como se dizia nos tempos das tropas de burro. O termo veio do nordeste, onde girico ou jirico é o animal que usualmente chamamos burro. Portanto, ideia burra, que bem se aplica a mais um dos meus sonhos nunca realizados, uma vez que nem mesmo aprendi a nadar. Na minha primeira investida nas ondas de uma praia, em Icaraí, levei um caldo. Sobrevivi, mas ali morreu mais um sonho glorioso.

*

Se hoje muitos sonham ser artistas de televisão, antigamente o sonho era ser artista de circo, sendo trapezista a profissão mais aplaudida, portanto, a mais cobiçada. Quanto ao burro, diz a ciência que é um animal muito inteligente, e embora não jogue, até já ganhei no jogo do bicho. O tempo passa, o tempo voa e os sonhos voam também, dando lugar a outros que, com a idade, se tornam mais razoáveis. Talvez em 2024 eu suba o Machu Pichu.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/