Quinta, 02 Mai 2024

O que vem a seguir

Muito frio no norte, muito calor no sul, alguns desastres ecológicos que poderiam (e deveriam) ter sido evitados, e chegamos à quarta parte do calendário gregoriano, que controla nossas vidas, como um feitor de chicote na mão: dia 1 paga a prestação do carro, dia 2 paga o aluguel, dia 3 a conta de água, dia 4, o condomínio, dia 5 a conta de luz, dia 6 comprar presente pro aniversário do avô, dia 7 consulta médica, dia 8 a academia, dia 9 a escola dos filhos, dia 10 a faxineira… De conta em conta vamos levando o ano, até o próximo e os que, com sorte, vierem depois.

*

Um dia sem nada para pagar devia ser feriado. Enquanto isso, o passado nos olha de cara feia: melhoram as condições de vida, aumenta o conhecimento, erradica uma doença e aparece outra, a população cresce em ritmo acelerado, a tecnologia controla nosso relógio biológico, o dia sucede à noite e lá vem outro dia, mas o mundo, esse estranho planeta finito isolado no universo infinito, está mandando recado. Todos sabem o que tem que ser feito, e esperam que os outros façam.

*

Março, pois, nos aflige e encanta. Num ensolarado dia 11, no ano de 1959, a primeira peça de teatro escrita por uma mulher negra sobre o cotidiano de uma família negra foi produzida na Broadway. De Lorraine Hansberry, "Uma passa no sol". O título foi inspirado no poema Harlen: "O que acontece com um sonho adiado? Seca, como uma passa no sol?" Devagar, quase parando, a luta contra a discriminação e o racismo vem ganhando pequenas batalhas, mas está longe de um final feliz. Antes tarde do que nunca, o cinema hollywoodiano tem feito sua parte, misturando raças e credos nos filmes mais engajados.

*

Num nebuloso dia 13 de março, em 2012, portanto há apenas 10 anos, a famosa e poderosa Enciclopédia Britânica parou de ser impressa em papel e tinta. Nascida em 1768, essa é a maior e mais antiga enciclopédia continuamente editada no mundo. Houve o tempo dos 'vendedores de enciclopédias', que batiam de porta em porta para vender um gordo exemplar, obrigatórios em todas as casas. Mas o tamanho às vezes atrapalha, e em sendo tão extensa, tem dificuldade para ser atualizada e os erros são muitos: "Com uma temeridade quase espantosa, o Sr. Philips (colaborador da gigante) produz devaneios sobre quase todos os temas europeus da história, política, sociedade, igreja…" disse o Prof. George Burr.

*

O 15 de março em Roma, lá pelo idos de 44 BC, deveria ser um dia festivo. Julio Cesar, o mais poderoso imperador romano, iria anunciar uma série de reformas políticas e sociais para seu extenso império. Deveria ser, mas deu no que deu, o que não deixa de ser um aviso para os imperadores atuais - são todos poderosos, mas há sempre um impeachment à espreita - a espada de Dâmocles - e podem ser sumariamente assassinados. A história costuma se repetir. Também italiano, o poeta Torquato Tasso nasceu em um poético 11 de março, 1544, em Nápoles: "Perdido é todo o tempo que em amor não se gasta".

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/