Terça, 14 Mai 2024

Obstáculo

 

Os trabalhos iniciados pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (27), para ouvir explicações dos citados no caso do posto virtual fiscal de Mimoso do Sul, escândalo que bate à porta do ex-governador Paulo Hartung e mais sete pessoas de seu governo, tentam preencher o buraco deixado pelos deputados estaduais, que não tiveram peito para assinar o pedido de criação de uma CPI. Não precisa puxar muito na memória para lembrar da movimentação iniciada há mais de dois meses por Gilsinho Lopes (PR), que não saiu do lugar. Para a CPI ser instalada, seriam necessárias dez assinaturas, mas - na melhor das hipóteses - oito parlamentares se mostraram dispostos a investigar o destino dos R$ 25 milhões destinados ao posto, cujas obras não saíram da fase de terraplanagem. Mesmo assim, desses oito, quase ninguém “mostrou a cara”. Estão certos os deputados da Comissão, o caso exige apuração. Mas não há como chegar muito longe. Basta considerar que as ações dependem do aval do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), que não parece interessado em investigar o escândalo, apesar de sua gravidade. Se quando tem CPI nada acontece no Espírito Santo, imagine sem... 
 
Vigia
A propósito, olha que interessante,o diretor de Obras Especiais do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER- ES), Eduardo Antônio Mannato Gimenes, que falou, falou, falou e não disse nada nesta segunda à Comissão, não estava acompanhado de advogado, nem nada parecido. E sim do ex-vice-prefeito de Vitória Tião Barbosa, do PMDB, hartunguete de carteirinha. Foi conferir as declarações?
 
Nomes
A quem interessar, integram a Comissão os deputados Marcelo Santos (PMDB), presidente; Atayde Armani (DEM), vice-presidente, e Euclério Sampaio (PDT), Jamir Malini (PTN) e Cacau Lorenzoni (PP) efetivos. 
 
Relax
Outro citado no escândalo e também denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPES), o ex-secretário da Fazenda José Teófilo de Oliveira – atual sócio de Hartung no escritório de consultoria Éconos – está passeando na Europa, longe de qualquer incômodo . É o comentário que rola nos bastidores. 
 
Pérolas
“Demais” a entrevista concedida por Hartung ao Folha Vitória. Como sempre, entre o que ele fala e faz há uma distância enorme. Não é candidato, mas se movimenta a torto e a direito interior afora; jura que  apoiou a presidente Dilma Rousseff em 2010, e a melhor: não fez seu caminho pisando na cabeça de ninguém. Claro.
 
Acidente
O vice-prefeito de Boa Esperança. Valdir Turini, é uma das vítimas do grave acidente de carro registrado nesta segunda-feira (27) na BR 101 Norte, no trecho entre Timbuí e Fundão. Ele e sua mulher Kátia Bonato Loronzoni Turini sobreviveram ao forte impacto e foram encaminhados ao hospital. O outro casal envolvido no acidente - José Freitas de Matos e Cléa Melo de Matos - morreu. Turini também já foi secretário de Estado da Saúde, no governo Vitor Buaiz. 
 
Empacou
Não é de hoje que o tempo se fecha para Rafael Favatto (PRB). Saiu derrotado de algumas eleições, não foi absorvido pela gestão passada, e agora, vice-prefeito de Vila Velha e secretário de Assistência Social, foi colado de escanteio pelo prefeito Rodney Miranda (DEM).
 
ODM
O assessor da Presidência da República e membro da coordenação do Programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil), Ubirajara Augusto, está em Vitória. Vai coordenar o evento de lançamento do 5º Prêmio ODM Brasil, nesta quarta-feira (29), no Palácio Anchieta. 
 
Mal das pernas
A Aracruz Celulose adora posar de empresa exemplo, mas enfrenta problemas resultantes da valorização do dólar, ao qual é atrelada sua dívida de R$ 7,7 bilhões. Uma subida abrupta na cotação do dólar pode ser fatal - deu na Carta Capital.
 
140 toques
“Estou com a leve impressão que a Rodoviária é mais agradável que o aeroporto de Vitória”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha Roberto Beling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"A ação política é cruel; baseia-se numa competição animal, é preciso derrotar, esmagar, matar, aniquilar o inimigo”. Otto Lara Resende

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/