Quarta, 24 Abril 2024

Oito anos

Uma característica comum dos prefeitos que vão comandar os maiores municípios da Grande Vitória é que todos eles terão seus primeiros mandatos a partir de janeiro de 2013, podendo, assim, disputar a reeleição em 2016. Parece longe falar de reeleição, mas o cenário político e os ecos das urnas chamam a atenção para a necessidade de se trabalhar desde o primeiro dia com um olho na administração e outro no jogo eleitoral.



Os prefeitos foram eleitos na onda da mudança. Em Vitória, Luciano Rezende (PPS) foi o grande jogador dessa nova dinâmica. O vice-prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), também aproveitou a onda.



A polarizada disputa da Serra fez com que o ex-prefeito Audifax Barcelos (PSB) virasse novidade, e em Vila Velha, a maquiagem da campanha de Rodney Miranda (DEM) despistou sua experiência no Executivo Estadual e também se vendeu como mudança.



No caso de Vitória e Cariacica, os prefeitos do PT vêm do conhecido e temido desgaste do segundo mandato, o que facilitou a vida dos candidatos de oposição. Na Serra, a disputa começou em 2010, na eleição de deputado federal, em que o exercício de Audifax foi contra a deputada reeleita Sueli Vidigal (PDT), mulher do atual prefeito.



Em Vila Velha, o erro do prefeito e do ex-prefeito Max Filho (PSDB) foi o mesmo: subestimaram a campanha de Rodney, que começou tímida, mas surpreendeu.



O desafio agora é que a mesma onda de mudança que levou esses nomes às prefeituras não os atropele em 2016. As mudanças que prometeram têm que ser iniciadas. O desafio aumenta porque o próximo ano será de dificuldade financeira, com as perdas dos recursos federais.



Além disso, nunca é demais lembrar que quem perdeu vai ficar de olho na gestão dos prefeitos eleitos. Se encontrarem uma brecha, por menor que seja, será o suficiente para tentar emplacar seus projetos. A dinâmica eleitoral dá vantagem para quem perdeu se o prefeito não corresponder às expectativas.

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/