Segunda, 29 Abril 2024

Olha o nível

 

A denúncia do ex-gerente da Vale André Almeida, feita à Justiça do Trabalho no Estado e ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, divulgada pelo Radar, da Veja, revela provavelmente o que teve de pior na gestão de Roger Agnelli na presidência da empresa - e olha que a lista é extensa! Sabemos que a Vale nunca foi flor que se cheire, mas obter contas telefônicas de jornalistas é apelar para baixaria total. Não que grampear funcionários e infiltrar pessoas em movimentos sociais também não seja, mas já são práticas conhecidas dos chamados “grandes projetos”, como parte das estratégias de cooptação. E, sem dúvidas, tão abomináveis quanto. Para muitos desavisados, a notícia caiu como uma bomba. É aquilo, a maioria da população só conhece a Vale que aparece em propagandas, destacando valores, responsabilidade social e ambiental. Mas a verdadeira Vale, além de seus inúmeros impactos, tem até um Serviço de Inteligência próprio, que já contou com apoio de funcionários licenciados da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Não tem amador na história, meu caro, está ai a modernidade que a Vale tanto prega. Quero ver agora aparecer um político capixaba para mexer com a intocável e tocar nessa “sujeirada” toda. Alguém se habilita?
 
Vou, não vou
O PSB do governador Renato Casagrande ainda não está devidamente convencido de que a entrada do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PR) no partido renderá  benefícios políticos. Do ponto de vista eleitoral, sim. Mas há receio de entrar no campo da “fera” chamada Magno Malta (PR).
 
Vou, não vou II
Por falar nisso, parece que a “ressaca” do bloco dos insatisfeitos do PR está passando. Aquela ameaça de saída em bloco, se tinha a intenção de fazer o senador recuar, não vingou. Agora, já há uma disposição em sentar para conversar com Magno, dentro da ideia dele ser candidato. O povo “amansou”. 
 
Manjado
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) já iniciou seu processo defensivo em relação aos incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado a grandes empresas. O artigo Equívocos no ICMS, publicado por ele e sua dupla dinâmica Ana Paula Vescovi, em A Gazeta, nesse sábado (21), lança a controvérsia sobre o assunto. Como ele sempre faz, quando sente que um pepino de sua gestão está prestes a cair nas suas costas.
 
Troca-troca
O presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi, nem esperou a poeira baixar e já deixou a Rede de Marina Silva para entrar no PSDB. A ausência dele na visita da ex-senadora na sexta-feira (19), já denunciava a mudança de “casa”. Nada de surpresas, Guerino já tem até fama...troca de partido igual troca de roupa.


Troca-troca II
A verdade é que Balestrassi tem muito mais a ver com o ninho tucano do que com a Rede. Ele só poderia ter sido menos deselegante.   
 
Troca-troca III

A entrada do presidente do Bandes no PSDB é mais uma prova da aproximação dos tucanos com o governo Casagrande. Mês que vem, aliás, estarão todos juntos em evento de empresários em Colatina, reduto de Balestrassi. 
 
A todo vapor
A propósito, o presidente regional do PSDB, deputado federal César Colnago, jura que só vai discutir eleição no ano que vem. Ah, conta outra, vai. 
 
Tapete vermelho
Vejamos o nível da “babação” do governo do Estado a empresas com históricos pra lá de questionáveis. Solenidade no gabinete de Renato Casagrande, nesta segunda-feira (22), para o estaleiro Jurong oficializar contrato com mais duas empresas? Não brinca.
 
Combatente
Nesse domingo (21) fez um ano que Século Diário perdeu um de seus fundadores, o jornalista Stenka do Amaral Calado, que durante 11 anos editou o jornal e foi o seu  principal editorialista. As imprensas local e nacional sentem falta de seu texto impecável. A Redação de Século Diário mais ainda. Saudades do humor peculiar, companheirismo e ensinamentos do “mestre”. 
 
140 toques
“Na política capixaba vimos uma grande metamorfose. Um peixe da ReDe virou tucano de alta plumagem. Há quem garanta que era um peixe voador!”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"A liberdade de expressão é um direito fundamental". Flemming Rose

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/