terça-feira, julho 1, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Papo reto

A possibilidade de uma candidatura ao Senado do coronel Luiz Sérgio Aurich, que causou rebuliço nos meios políticos do Estado nos últimos dias, ganhou um novo capítulo nesta semana, durante reunião da executiva estadual do PSDB. Perguntado por militantes do ninho tucano, Aurich foi direto e reto: “se for para compor com a estrutura de poder que hoje domina o Espírito Santo, estou fora. Mas, para defender a população capixaba e as bandeiras das ruas como saúde, segurança, ética, justiça e o combate à corrupção, é comigo mesmo”. Com esses termos, o coronel já emendou que tem interesse em participar da convenção do PSDB para definição do candidato à única vaga que será aberta na Casa no próximo ano. Disposição de encarar o pleito, além de possibilitar um amplo debate sobre um tema que Aurich conhece muito bem, a escalada da violência no Espírito Santo, coloca gás na candidatura ao governo de Guerino Balestrassi. Mas como nem tudo serão flores, a intenção do coronel causará transtornos no PSDB e até mesmo constrangimentos. Afinal, não são novas as desavenças entre ele e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), chegadíssimo do ninho tucano. Essa eu quero ver.
 
Papo reto II 
Aliás, com Aurich no páreo, PSDB mata dos coelhos com uma cajadada só. O governador Renato Casagrande também vai virar alvo.
 
Superficial
O Dia da Consciência Negra passou ao raso na Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (20). Os deputados não citaram um “a” sobre o absurdo das taxas de homicídios a jovens negros no Estado. Cotas raciais, “salve Zumbi”…é só o que têm a dizer?
 
Superficial II
 
Isso porque mais um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foi publicado nessa terça, colocando o Estado em segundo lugar no País em homicídios de negros. Fora a marcha realizada na manhã desta quarta, alertando para a gravidade da questão.
 
Superficial III
Claudio Vereza (PT) citou a marcha; Marcos Mansur (PSDB) citou a posição do Estado no ranking. Nada mais. Pedir providências ao governo, então, nem pensar!
 
Desconhecimento
O historiador Maciel de Aguiar, que criou o Museu ÁfricaBrasil, em São Mateus, costuma dizer que nesses dias todo mundo quer homenagear Zumbi, a única liderança negra assimilada pelas elites brasileiras. Mas a história capixaba é cheia de lideranças importantes como Teodorico Trinca Ferro, Negro Rugério, Benedito Meia Légua, Zacimba Gaba, Clara Maria do Rosário e etc. Na própria Assembleia, o homenageado é Zumbi. Vai entender.
 
Concorrência
Por falar em Mansur, é bom o deputado estadual Esmael Almeida (PMDB) ficar esperto. Daqui a pouco vai perder o título de “deputado dos evangélicos”. Mansur, que é pastor, está atrás da vaga.
 
Filho único
O vereador de Vila Velha João Artem (PSB) mudou sua posição em relação à instalação do superporto no município. Na sessão dessa terça-feira (19), demonstrou preocupação em relação a “investimentos vultosos, que são pouco conhecidos e incertos” e defendeu projetos de infraestrutura e turismo, que “continuam na gaveta”. Luz no fim do túnel?
 
Nada atraente
Entra presidente, sai presidente e o site da Câmara de Vitória continua fraquinho, fraquinho. Dinâmica zero, atualização idem.
 
140 toques
“Vitória foi destaque na CNN International. Botão de Pânico (PMV/TJES) e combate à violência contra mulher”. (Prefeito Luciano Rezende – PPS – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Se um homem sabe até a medula o que é certo, e age de acordo com isso, evita a armadilha do compromisso – ele permanece incorruptível”. Leo Burnett

Mais Lidas