segunda-feira, março 23, 2026
25.9 C
Vitória
segunda-feira, março 23, 2026
segunda-feira, março 23, 2026

Leia Também:

Peça do jogo

Político novo que ascendeu rápido à presidência da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB) sempre é um nome comentado nas rodas políticas capixabas nas projeções para as eleições de 2018. Candidato à reeleição…vice-governador na chapa de Paulo Hartung? O que dizem é que Erick não costuma dar pistas e nem gosta quando terceiros falem por ele sobre seus planos. Mas os movimentos do presidente do legislativo sinalizam para essas hipóteses levantadas nos bastidores. Erick já há algum tempo está em praticamente todos os lugares com Hartung no que se refere à agenda política e negocia claramente a entrada em outro partido. Ele vinha conversando com várias siglas, até que Hartung articulou levá-lo ao DEM, após a comentada visita ao Estado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ). Mesmo destino de Hartung, pelo menos até a rejeição da denúncia contra Michel Temer, nessa quarta-feira (3). Com a porta fechada no PSDB, a ideia do governador seria deixar o PMDB e ainda esvaziá-lo, atrapalhando os planos da senadora Rose de Freitas. Erick sairia na mesma debandada. Com origem no legislativo de Aracruz, o deputado conduz com tato a presidência da Assembleia, priorizando os colegas de plenário. No entanto, quando foi para outro campo em 2016, a disputa pela prefeitura na sua própria base eleitoral, tomou ferro, mesmo com Hartung e Renato Casagrande (PSB) em seu palanque. Se vai permanecer na proporcional ou testar novamente uma majoritária, ainda é uma incógnita. A única certeza é que Erick está no jogo principal de 2018.
Atravessou
Depois de articular para impedir, no final do ano passado, a aprovação do projeto do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) que pede a instalação de grades, telas, redes ou qualquer outro meio de proteção na Terceira Ponte, Hartung aparece na imprensa nesta sexta-feira (4) cobrando exatamente isso da Rodosol. E, tenta, é claro, capitalizar: “é uma demanda da sociedade”, referindo-se ao elevado índice de suicídios no local. 
Atravessou II
A medida de Hartung – Rodosol terá prazo para apresentar projeto – só comprova, mais uma vez, a questão política que norteia o debate. Euclério está no campo de oposição ao governador, que não quer dar a ele nenhum mérito. Quer dizer: a proposta é válida, depende de quem pede. 
Suave
Euclério, aliás, comentou a iniciativa do governador em seu Facebook. Lembrou dos anos de luta pela causa, da reapresentação do projeto este ano, mas perdeu a chance de criticar o impasse político do caso. “Quero acreditar que seja verdade, pois o povo não aguenta mais tanto disse me disse e, que não seja uma manobra para beneficiar os empresários em detrimento do Povo, já tanto espoliado”.
Operação Samarco
O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) retoma sua articulação em favor das operações da Samarco/Vale-BHP em Anchieta, sul do Estado. Ele propôs frente parlamentar com esse objeto, já aprovada, e que terá na composição o prefeito Fabrício Petri (PMDB) e vereadores do município. Theodorico, desde o crime, defende a mineradora com unhas e dentes, mas em relação aos atingidos…nem “tchun”!
Operação Samarco II
A iniciativa ocorre em um momento de forte pressão feita também pelo governo do Estado que, há poucos dias, enviou o vice César Colnago (PSDB) a Minas Gerais para uma articulação conjunta. Nunca é demais lembrar, que esse empenho da classe política ignora completamente o absurdo da Samarco sequer ter cumprido, até hoje, o mínimo de suas obrigações com as comunidades impactadas.
Perdeu a linha
O comportamento do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), continua pra lá de previsível. Avesso ao contraditório, repetiu a arrogância e apelos de sempre na prestação de contas dessa quinta-feira (3), na Câmara. Direcionada, óbvio, ao vereador de oposição, Roberto Martins (PTB). Ocupar um cargo como esse, e só querer ouvir “sim, senhor”, é surreal.
Já vi esse filme
Na mesma pegada vai o presidente da Casa, Vinícius Simões (PPS). Com a árdua missão de servir de escudo ao prefeito e aliado, assume ações impopulares e se expõe no lugar dele, acumulando desgastes. Qualquer semelhança com o período do ex-vereador Namy Chequer (PCdoB), não é mera coincidência.
Convocatória
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) estipulou o prazo de 72 horas para envio de prestação de contas da campanha de 2016 dos seguintes partidos: DEM, PCdoB, PRB, Rede, PSD, PDT, PTN, PR, Psol, PSDC e PTC. Está difícil fecha a conta, gente?
Nas redes
“Voltei de Brasília ontem [quinta, 3] à noite e estamos nas ruas novamente. Hoje, nos bairros Itaquari, Sotema e Itacibá, visitei três escolas municipais, uma escola estadual e a Unidade do Ifes de Cariacica. Estive também em uma unidade de saúde e no comércio local”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos”. Khalil Gibran

Mais Lidas