segunda-feira, junho 30, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, junho 30, 2025
segunda-feira, junho 30, 2025

Leia Também:

Pelo caminho

Um observador político disse certa vez que Paulo Hartung (PMDB) é como eucalipto, nada cresce à sua volta. Estava se referindo aos aliados que estão com ele desde o início de sua carreira. A associação com a planta exótica que suga os nutrientes da terra dificultando a sobrevivência de outras plantas, leva à reflexão. 
 
A lista de aliados políticos que ficaram pelo caminho na trajetória política de Hartung não é pequena, mas algumas chamam a atenção. A grife Camata acabou no governo Paulo Hartung. O ex-senador Gerson Camata, que levou Hartung para o PMDB, assinou ali o fim de sua carreira eleitoral e, de quebra, a ex-deputada Rita Camata também saiu prejudicada. 
 
Aliás, os boatos que prejudicaram a ex-deputada quando disputou a Prefeitura de Vitória são atribuídos ao grupo do governador até hoje. Rita ficou com rótulo de protetora de “delinquentes”, um equívoco por causa de sua atuação em Brasília, no fundamental Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 
Quem também poderia ter alcançado voos muito mais altos e hoje tem dificuldade em decolar é o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas. Aliado de Hartung, sempre foi prejudicado para atender às movimentações políticas do governador. 
 
Outro aliado que está cada vez mais distante de Hartung é o senador Ricardo Ferraço (PMDB). Depois de ser escanteado na disputa ao governo do Estado em 2014, o senador parece ter entendido que seu futuro não está ao lado de Hartung. 
 
Se para os aliados o tratamento é esse, o que dizer dos adversários? O ex-governador Max Mauro enfrentou Hartung em 2002 e quem pagou o pato foi o filho, o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, hoje no PSDB, que ficou oito anos isolado política e administrativamente do governo do Estado. 
 
Renato Casagrande (PSB) é o novo adversário político e mostra não ter mais o que perder. Vai para cima, defendendo seu governo. O problema é que ele está isolado. Essa é a dinâmica de Hartung para acuar seus inimigos, mas Casagrande não parece estar prestes a entregar os pontos. 
 
A curiosidade é saber qual será o destino de quem hoje é aliado. Temporariamente, Hartung tem aceitado desculpas de quem o enfrentou em um passado recente, mas acreditar que tudo passou e que vai ficar por isso mesmo, é no mínimo inocência. 

Mais Lidas