Sexta, 26 Abril 2024

Perdeu

Perdeu



O clima esquentou para o lado do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (foto), candidato a prefeito em Vitória. A vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB), a primeira que apareceu em público para anunciar apoio e dar direção ao ex-prefeito, mesmo quando o cenário era totalmente incerto e seu partido ainda cogitava lançar candidatura própria, ao ser indagada sobre a quantas anda a campanha dele, saiu-se com esta: “pergunta para o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), é só ele quem sabe”. A reação da deputada reforça a constatação dos efeitos da entrada do ex-governador na candidatura do PSDB, que também gerou conflito interno entre hartunguetes e tucanos, além de marcar a necessidade de o ex-governador  sair vitorioso no pleito deste ano, para se fortalecer em 2014. Hartung assumiu de tal forma a campanha, que a não ser ele próprio, ninguém mais foi convidado a gravar propaganda eleitoral com Luiz Paulo. Para quem nem precisava colar no ex-governador, o tucano deu muita brecha, criando situações como estas. Hartung é o dono da candidatura tucana e ninguém tasca.



Vale o registro

Hartung passou oito anos tentando eliminar Rose da vida pública. E só não conseguiu, por conta do apoio consolidado por ela nos municípios capixabas. A deputada tem a maioria dos prefeitos do Estado ao seu lado.



Devagar quase parando

A Lei da Ficha Limpa, que prometia ser uma revolução na eleição deste ano, funciona muito bem na teoria, mas na prática não para ninguém. Temos vários exemplos no Estado de prefeitos-candidatos que respondem a processos “cabeludos” e estão livre, leves e soltos para a disputa deste ano. Uma contradição e tanta.



Ficha suja

Guerino Zanon (PMDB), que acaba de ser liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um exemplo gritante desses casos. Colecionador de processos, muitos de improbidade, e já com um afastamento nas costas, é arriscado ainda ganhar a eleição no município. Mais uma da série coisas que não se explicam.



Ficha suja II

Quem também pode ter o mesmo destino é o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS). A diferença é que enquanto aguarda o julgamento do TSE, outros processos correm com decisões desfavoráveis a ele. Mas Magalhães continua em plena campanha e, assim como Guerino, tem processos a perder de vista. E pensar que mesmo com esse currículo, muita gente bate no peito para apoiá-lo...é brincadeira.



Tem mais

Não podemos esquecer também do prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorginho Donati (PSDB). Embora responda pela acusação de mando em três assassinatos, o tucano recebeu sinal vermelho do Tribunal Eleitoral por propaganda disfarçada, entrou com recurso e segue pedindo votos. Se for liberado, mesmo com tudo que o envolve, conquistará a reeleição.



Por último...

Completa a lista o prefeito de Presidente Kennedy (litoral sul do Estado), Reginaldo Quinta (PTB), que envolvido em escândalos de fraudes, ficou preso por 82 dias, foi cassado pela Câmara de Vereadores, e também entrou com recurso para não colocar substituto na chapa. É outro que será campeão, caso a Justiça faça vista grossa.



Sem saída

Voltando a Donati, se o vento continuar soprando contra, o prefeito terá dificuldades de escolher outro nome para encabeçar a chapa. Ele teria como opção um dos seus secretários, mas ninguém se desincompatibilizou a tempo. A vice, Adélia Marchiori (PPS), fecha juntinho de Donati e tem até bom trânsito no município, mas também fica impedida de assumir a candidatura principal. Hora de queimar fosfato.  



Nem aí

Da bancada capixaba, ficaram de fora da votação da versão piorada do Código Florestal, concluída esta semana no Congresso Nacional, os deputados federais Iriny Lopes (PT) – licenciada para campanha –, Paulo Foletto (PSB) e Sueli Vidigal (PDT). A petista tinha desculpa para não participar, mas e os outros?



Segue...

No Senado, como foi votação simbólica, os parlamentares não tinham nada o que fazer. Ana Rita Esgário (PT) disse que só votou a favor por conta disso. Se fosse nominal, seria contra. Tudo bem, mas em outras oportunidades, quando podia, também não fez diferente.

 

140 toques

“Mais uma obra (virtual) para o ES em discussão: agora o Superporto”. (Ex-deputada estadual Mariazinha Vellozo Lucas – no Twitter).



PENSAMENTO

"Vencer na política não é tudo: é a única coisa." Richard Nixon

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/