Sexta, 19 Abril 2024

Perto de acabar

 

Neucimar Fraga vai liderar uma corrente que deixará o PR. Em princípio somente ele. Mas abrirá o caminho para  outros, como o do atual secretário de Esporte do governo Renato Casagrande, Vandinho Leite,  que, por ora, não poderá deixar o partido  por força do seu mandato de deputado estadual.



Pois a  tendência do PR é ser somente  do senador Magno Malta e os seguidores  da sua  linha de atuação.  Ligados ao seu estilo, à sua visão conservadora de mundo, e, sobretudo,  ao seu combate às elites capixabas. Especialmente neste ponto das elites com o qual  discordam  Neucimar e Vandinho.



Há muito que Neucimar embarcou nessa nave das elites e Vandinho vai  com a discrição que faz parte das suas atitudes políticas. Corrobora ainda a situação eleitoral de 2014, que se avizinha. Os dois candidatos a deputado federal, juntos na legenda do PR, pelo peso de ambos, afugentam boas coligações.



Diferente do Neucimar, que pode sair  para outro partido, pois estará sem mandato a partir de primeiro de janeiro próximo,  Vandinho permanece por razões que vão além das discordâncias políticas.



Ficou também mais do que clara nas eleições municipais, onde Neucimar  posicionou-se com postura própria e, juntamente com Vandinho, levou o partido na Serra para o palanque do Audifax Barcelos (PSB), isolando Magno na candidatura derrotada do prefeito Sérgio Vidigal (PDT).



Um desfecho que surpreenderá o mundo político capixaba? Pode ser. Mas é tão inevitável que independe de prazo. Sobretudo, pelo dever de ser feito com  o cuidado necessário que cerca a relação de afeto existente entre as partes.  Pois tanto Neucimar como Vandinho sabem que se não tivessem existido Magno na vida deles, eles não estariam onde estão atualmente.



O futuro do Neucimar e de Vandinho estão relativamente  traçados: deputado federal com amplas chances, em que partido estiverem, menos no PR. Vandinho pelos espaços aumentados na Serra e conquistados em outras regiões do Estado, e Neucimar como consequência da sua passagem pela prefeitura de Vila Velha.



Tudo indicando  que vão, em tempos alternados, para o partido do governador Renato Casagrande, a não ser que a estratégia de 2014 impeça. 



Quanto ao Magno, a Deus pertence o seu destino. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/