Quarta, 08 Mai 2024

Pesou na disputa

 

Mais do que uma impressão de que Luiz Paulo Vellozo Lucas deixou escapar por entre os dedos uma vitória em primeiro turno na Capital, a pesquisa do Instituto Futura, que sempre tenta deixar o grupo do ex-governador bem na fita, mostrou que a disputa de poder estabelecida entre Hartung e o governador Renato Casagrande (PSB) hoje tem uma vantagem para o socialista. 
 
Luiz Paulo ainda está na frente, mas não conseguiu evitar o segundo turno. Para os aliados de Hartung, o ex-governador  contava com a vitória de primeira para aumentar seu capital político por meio do apoio ao tucano. Isso não aconteceu e, pior, a queda de Luiz Paulo se acentuou após Hartung subir em seu palanque. 
 
Por outro lado, o governador Renato Casagrande vai chegar ao segundo turno em Vitória por meio de dois palanques e, apesar de Luiz Paulo terminar em primeiro na disputa, seu adversário é quem vai chegar em crescimento, um risco para uma disputa de segundo turno. 
 
Casagrande emplacou a vice no palanque de Iriny Lopes (PT), deixando sua marca na campanha da petista. Por outro lado, suas articulações reforçaram o palanque de Luciano Rezende, deixando também seu DNA na campanha dele. 
 
Essa articulação garantiu o apoio entre os dois candidatos no segundo turno, independentemente de quem passe para a nova etapa. Neste momento, Luciano Rezende é o que está mais próximo do segundo turno, e neste caso, a preocupação dos tucanos deve aumentar, já que a preparação foi para um enfrentamento ao PT e não a Luciano Rezende. 
 
Se houver uma virada no segundo turno, Casagrande sai vitorioso no colégio eleitoral mais importante do Estado. Já Hartung terá dificuldade para recompor seu grupo político se sofrer uma derrota com Luiz Paulo. Até porque o tucano iria bem sem ele. Se vencer, Luiz Paulo fortalece Hartung, mas se perder, o ex-governador terá que compartilhar também da derrota tucana. 
 
Fragmentos:
 
1 – Ao trazer Aécio Neves para reforçar seu palanque o PSDB corre um risco. O senador mineiro fez jogo de cena na questão do Fundo de Desenvolvimento Portuário (Fundap) e no final votou pelo fim do recurso. 
 
2 – Como não trouxe Lula para a campanha. Iriny tenta compensar com um programa pesado, com depoimentos de várias lideranças nacionais, pedindo votos. O que será que pesa mais?
 
3 – “Paulo, Paulo por que me persegues?” É o texto que o candidato a vice de Luciano Rezende (PPS) vem disseminando na internet. Se isso vai pra rua, não sei, não...

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/