Sábado, 27 Abril 2024

PH passado a limpo

As coisas estão mudando no Espírito Santo. A verdadeira história da Era Hatung, mesmo com certo atraso, começa a ser contada ainda em tempo para juntar-se, finalmente , à dos demais ex- governadores. Evidente que não com a liberdade desejada. Pois ainda há muitas amarras e proteções em torno do ex-governador. Mas o pouco que está vindo a furo mostra que ela é temerária ao futuro do ex-governador. Outra circunstância nela a ser considerada: até aonde vai o governador Renato Casagrande nessa sua árdua e perigosa missão de protegê-lo a todo custo e risco e sem a mínima  noção de perigo? Provavelmente levado pela parceria da unanimidade inventada por Hartung para  fazer eleição homologatória. Como foi a sua reeleição e também  do atual governador. Existe um porém nisso tudo, e se o ex-governador foi alvejado pelo caminho, como ficará o governador Casagrande?  As broncas contra Paulo Hartung contaminam, são transmissíveis, contagiosas. Esse é o momento que vive o Espírito Santo, deixando de enxergar PH com uma personalidade atemporal.   
 
 
Preocupação
Com o inferno astral que vive o ex-governador Paulo Hartung, todo o processo para  guarnecê-lo agora volta-se para evitar que caia na rede das falcatruas o seu ex-secretário de Saúde, Anselmo Tozi, outro membro do chamado "núcleo duro" do ex-governador.
 
Chegando
Dizem que Tozi seria a bola da vez.  
 
Na roda 
E por falar em "núcleo duro", outro integrante, o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, junto com os demais diretores (entre eles, Tozi) da companhia, será sabatinado na próxima semana pela Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Assembleia, presidida pelo deputado Marcelo Santos (PMDB). O parlamentar quer saber o motivo da recorrente falta de água nos municípios da GV. Para se safar dessa Neivaldo vai precisar dar nó em pingo d'água. 
 
Pauleira  
A convocação é para o dia 22 de abril. Vai ter pauleira porque até então, tanto Bragato como Tozi não davam a mínima bola para os pedidos de informação. Em tempo, o deputado Euclério Sampaio (PDT) vai poder valer-se da oportunidade para fazer um ajuste de contas antigo com Tozi, que sempre desdenhou dos pedidos do pedetista. 
 
Em queda
O presidente da Assembleia, deputado Thedorico Ferraço(DEM), cada dia diminui sua presença no plenário, dando claras demonstrações de que perdeu o controle sobre a Casa. Depois dos escândalos da Operação Derrama Ferração se tornou uma figura apagada. Sentiu o baque. 
 
Presente
Nos parlamentos são normais essas oscilações, mas tratando-se de Ferração é um pouco diferente, já que até outro dia ele era o senhor absoluto da Assembleia. Mandava prender e mandava soltar. Tinha os deputados confiando a ele os seus próprios interesses políticos. A coisa caminha para outra realidade.
 
Dedo
Há quem veja nesse esvaziamento do poder de Theodorico Ferraço o dedo do governador  Renato Casagrande, que cada dia mais assume o controle  da Assembleia à revelia do deputado do DEM. 
 
Solidariedade
A solidariedade que esteve com o médico naturalista Marco Ortiz por ocasião da tragédia que destruiu o seu restaurante não pode esfriar, sob pena de deixá-lo à mercê dos governos, dado a importância e a trajetória de Ortiz. É necessário que continue. 
 
Solidariedade II
Se o poder público é lento, a comunidade artística é frenética. Diversos eventos culturais estão sendo programados com o objetivo de levantar fundos para a reconstrução do restaurante Sol da Terra. O cantor e compositor Geraldo Azevedo, amigo pessoal de Ortiz, já prometeu um show beneficente, que deve acontecer em abril. Outros músicos locais engrossam o coro da solidariedade. 
 
Mensagem musical
Como o assunto é música, o vereador Luiz Emanuel Zouain (PSDB), depois do imbróglio que fez tremer o ninho tucano, com direito a intervenção e cancelamento da eleição do diretório de Vitória, por decisão da Executiva Regional do partido, escreveu, na manhã deste sábado (6), um recado cifrado para os bons entendedores. O tuite de Zouain segue abaixo...
 
140 toques
"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está". Do vereador Luiz Emanuel Zouain. O tuite faz um mix das letras de "Serra do Luar" (Walter Franco) e "Aquarela" (Toquinho).
 
Pensamento
"O desejo exprime-se por uma carícia, tal como o pensamento pela linguagem"
Jean-Paul Sartre

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/