Domingo, 05 Mai 2024

Por debaixo dos panos

 

O ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) não crava publicamente sua candidatura à presidência do partido ainda. Mas nos bastidores se movimenta que é uma beleza, e não é de hoje. Tanto que ninguém mais ousa a pensar que não será dele o controle do partido. Coser iniciou suas articulações para ficar à frente do PT no ano passado. E é ele quem estaria inclusive à frente das quatro mil novas filiações ao PT, para fazer volume à sua eleição. Mas nem por isso foi repreendido - o atual presidente do partido, José Roberto Dudé, é seu aliado. Todo esse esforço é para possibilitar que o controle do PT dê ao ex-prefeito poder de negociação com os outros partidos para as eleições de 2014. Não é novidade alguma que Coser deseja disputar o Senado, mas isso só será possível se conseguir neutralizar outras forças, evitando ter um concorrente difícil de “bater”. Na briga pela vaga, o ex-prefeito de Vitória dependerá de articulação, não de bagagem eleitoral. Muito provavelmente, Coser também está crente que contará com o aval de Paulo Hartung (PMDB) na sua empreitada, como forma de compensação pelos oito anos em que entregou o PT nas mãos do ex-governador. Mas nesse campo já não tem como cravar nada, são outros quinhentos. 
 
Vida dura
Além da questão do Senado, em que o PT tem limitações, há outra situação a se considerar: o partido já tem uma vaga assegurada na Câmara dos Deputados, a do atual vice-governador Givaldo Vieira, quem o governador Renato Casagrande deixa correr à vontade pelo Estado marcando território, valendo-se do posto que ocupa. Só que o PT faz uma cadeira na Câmara, mal, mal, duas. Onde acomodar Perly Cipriano, Iriny Lopes e Helder Salomão?
 
Paranoia
O deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) reclamou na sessão desta segunda-feira (18), que desde que tomou posse, no final de dezembro passado, registra presença para falar na tribuna da Assembleia e a máquina o bloqueia. Sugere, assim, que há intenção de impedir que ele se manifeste na Casa. Euclério recebeu solidariedade da colega Janete de Sá (PMN), que fez a mesma queixa. 
 
Paranoia
Não é pra tanto, vai. Euclério nem tem atirado pra canto nenhum, como já fez um dia. Muito menos Janete. 
 
Exemplo
As canetas da Assembleia tem correntinhas, para nenhum deputado colocá-las no bolso, e bau, bau...
 
‘Tá’ dizendo...
O ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá (PT) está tão empolgado com o novo partido da ex-senadora Marina Silva, mas tão, que se comparou ao senador Eduardo Suplicy (PT). Veja sua postagem no Twitter: “assim como Suplicy, vou assinar a lista de apoio à criação da Rede. Acho um partido necessário. Tem muito a contribuir para a boa política”. 
 
Conveniência
Muito engraçado o Congresso Nacional. Uma hora os parlamentares batem o pé e dizem que o Supremo Tribunal Federal não pode interferir no legislativo. Em outra anunciam que só tomarão posição após decisão do STF, como agora, no caso da votação do Orçamento 2013. O que conta é o interesse do momento.
 
Descaso histórico
Um dos mais importantes sítios históricos do País, o Porto de São Mateus, depois de 30 anos de lutas por sua restauração, é o retrato do abandono. Com as seculares ruas e ladeiras tomadas pelo mato, mesmo com a prefeitura gastando milhões pelos serviços que deveriam ser prestados, o local foi relegado ao descaso pela administração de Amadeu Boroto (PSB). 
 
Lembrete
A questão do lixo em São Mateus cai na conta da Urbservice Serviços Urbanos, subsidiária da nossa velha conhecida de guerra, Estrutural Construtora e Incorporadora. É a Urbservice a atual detentora do contrato para prestação do serviço de limpeza no município. Licitação recente foi alvo de denúncia divulgada por Século Diário, apontando que foi a própria empresa que criou o edital. E não é que a tal licitação foi suspensa logo depois? Que coincidência incrível...
 
140 toques
“Próximo sábado (23), às 9h30, vamos inaugurar o Hospital Jaime Santos Neves, na Serra. O maior Hospital do Estado, com 400 leitos”. (Governador Renato Casagrande – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"A política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível". Paul Valéry

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/