Você, capixaba, que ama esta terra, que vive e morre pela brisa leve de suas montanhas ou o sol cálido de suas praias, que no inverno sobe a Pedra Azul e no verão desce a Itaúnas, você, capixaba, saiba que nasceu numa terra diferentona. “Só nós que não temos o artigo 145 da Constituição Estadual?”, você pergunta. Talvez, sim, só nós, vanguardistas. Mérito para o excelentíssimo governador Paulo Hartung (PMDB/foto), que talvez tenha criado o único estado de constituição capenga no mundo. Tudo para defender os empresários deste valoroso pedaço de terra: aprovada em dezembro, a PEC da Obscuridade revogou o artigo acima, que obrigava o Executivo a divulgar os benefícios e incentivos fiscais concedidos, os respectivos beneficiários e o montante do imposto reduzido ou dispensado. Há um vácuo na Carta capixaba rindo das nossas caras; está lá, podem ver, entre os artigos 144 e 146. Pura marotice. Nessa de ajuste fiscal e contenção de gastos, PH está cortando tudo. Até artigo da Constituição.
MMA
Robinho Leite andava meio sumido na Secretaria de Estado do Governo. Hartung deve ter se compadecido e arrumou uma função que é a cara do amigo: Robinho agora é Coordenador do Comitê Gestor de Carreiras e Relações Sindicais. Se tem uma coisa que Robinho gosta, é lidar com certas demandas. E de um jeitinho todo dele. Robinho para tratar com trabalhador, índio, sem-teto e estudante, é delicado como um mastodonte.
Recordar é viver
A sanguinária operação de reintegração de posse de 2006 em favor da então Aracruz Celulose e contra os índios Tupinikim e Guarani foi um das páginas mais abjetas da primeira Era Hartung. Quem era Robinho? Gerente de Relações com a Comunidade da empresa. Uma das passagens mais abomináveis do governo Renato Casagrande (PSB) foi a cruel reintegração de posse em Vila do Riacho contra 300 famílias. Um horror. E quem era Robinho? Secretário de Governo, acusado de ter sido decisivo na ação arbitrária da polícia. Um gentleman.
Bola fora
E essa história, agora, das cooperativas médicas ameaçarem suspender o atendimento em hospitais do Estado? Hartung tanto criticou o ex-governador Renato Casagrande (PSB) por pagamentos sem empenho na área de Saúde. Agora, o governo, impedido pela Justiça de renovar contrato com as cooperativas, ainda não acenou com soluções. Não é o Ricardo Oliveira, secretário de saúde, o craque em gestão?
Vai…
A classe política dá como certo que o deputado federal Hélder Salomão (PT) não entra na disputa à Prefeitura de Cariacica. O problema é que ele não sai da rua: de terça-feira (12) para cá, Hélder percorreu oito bairros. Sola de sapato ali não falta.
…ou não vai?
Há certa pressão do PT sobre Hélder para que ele dispute Cariacica. A severa crise política que se abateu sobre o partido deixou poucas chances palpáveis para as eleições deste ano no Espírito Santo. Hélder é uma delas. Por outro lado, ele também corre o interior em busca de capilaridade para sustentar sua reeleição em 2018. Se essa estratégia não vingar, Cariacica pode ser uma saída.
Falando em Cariacica…
Acreditem ou não, mas nenhum deputado estadual do município, nem vereador, foi à reunião que os moradores da Região 9, que abrange Cariacica-Sede e outros bairros, fizeram quarta (13) para discutir a implantação de um pátio do Detran-ES em Ibiapaba. O governo quer o pátio na marra, os moradores resistem. O convite foi feito, mas ninguém chamado Marcelo Santos (PMDB), Marcos Bruno (Rede) ou Sandro Locutor (PPS) apareceu, só o SergioMajeski (PSDB), que é de Vitória. Vereador, muito menos. Pegou mal.
Continuando em Cariacica…
O governo estadual requereu Licença Prévia ao Iema para a construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica, no bairro Campo Belo. Requereu também Licença de Instalação para a terraplanagem no terreno do futuro Hospital Estadual Geral de Cariacica. Vem aí um novo Cais das Artes? Tomara que não.
Haja paciência
Eis mais uma lambança de Rodney Miranda (DEM). O prefeito de Vila Velha (DEM) cultiva o gosto de se pavonear para a elite canela-verde. Encheu a orla de agentes da Guarda Municipal com dois módulos cravados no calçadão, na Praia da Costa e Itapoã. Mas o de Itapoã foi jogado em cima de um trecho de ciclovia que lá existe muito antes de Rodney chegar ao Espírito Santo. Pedestres e ciclistas que se virem.
Ausência sentida
Quem foi à Praia da Costa na manhã desta sexta-feira (15) viu o mar, a areia, o céu, gente pedalando, correndo, caminhando. Só não viu a revitalização da orla prometida por uma placa da prefeitura.
140 toques
“Com ajuste fiscal, conseguimos reorganizar as contas públicas e honrar os compromissos”. O vice-governador César Colnago (PSDB) no twitter. Nós vimos: aumentando a passagem do Transcol sem mexer no subsídio às empresas. Assim é fácil.
Pensamento
“Para predizer o que vai acontecer é preciso saber o que ocorreu antes”. Nicolau Maquiavel