Sábado, 27 Abril 2024

Por una cabeza

Em uma mesa escondida no fundo do Café Los Angelitos, em Buenos Aires, Ignacio Rodriguez observa com atenção uma pequena multidão ansiosa diante da televisão, a espera de boas novas. Na mesa uma garrafa de Enrique Foster Malbec 2003, acompanhado do tango ‘Por una cabeza’ dão o clima daquele memorável dia 13.

 
De repente, em um movimento sincronizado, a multidão explode dentro do café, como se celebrasse um gol na final da copa do mundo. Na televisão aparece a imagem estática de uma chaminé expelindo uma fumaça branca. Em uma eleição rápida demais para os padrões do Vaticano, estava eleito o primeiro papa latino americano. Um argentino.
 
A Argentina acumula muitos primeiros lugares na América do Sul. O país foi o primeiro a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo (2010), tem a cidade com a maior taxa de turismo, que é também a cidade com maior número de leitores da América Latina. Cinco Prêmios Nobel já foram entregues a argentinos, dois da Paz, dois de Medicina e um de Química. De quebra, possui a maior concentração de teatros per capita do mundo todo.
 
Buenos Aires é uma cidade onde cultura e história proliferam. Também produziu bons fotógrafos, como Alessandra Sanguinetti e Walter Astrada, que desde 2006 tem se dedicado a fotografar a violência contra as mulheres. Astrada trabalhou na Guatemala, no Congo, na Índia, e finalmente na Noruega, onde concentrou maior atenção a seus ensaios fotográficos.
 
Astrada explica que a escolha pela Noruega se deu pelo fato deste país ter a errônea percepção de que esse tipo de violência só existe nos países de população menos favorecida, e onde os atos de violência são mais escondidos, nunca ocorrendo em locais públicos.
 
Enfim, vindo de um país com o histórico cultural da Argentina, dá para sonhar com mudanças importantes na Igreja Católica. E que essas mudanças influenciem outras religiões a procurarem também caminhos mais fraternos e tolerantes.
 
Walter Astrada vive e trabalha como fotógrafo free lance na Espanha, além de trabalhar para a Agência Associated Press. Para conhecer mais de seu trabalho visite o site (http://www.walterastrada.com/).
 
A imagem da semana é do fotógrafo argentino Walter Astrada, vencedor do Prêmio Antropografia de 2012, com o ensaio fotográfico Mitos Quebrados, sobre a violência contra as mulheres na Noruega.
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/