Domingo, 28 Abril 2024

Pós-Tribuna e Governo Camata

EU SOU UMA LONGA HISTÓRIA - 50 ANOS DE RÁDIO (REEDIÇÃO)


CAPÍTULO X
FASE PÓS-TRIBUNA ATÉ GOVERNO GERSON CAMATA


Rogério Medeiros

Fiquei algum tempo descansando após me dispensarem da Tribuna. Uma vez, com Zach e Ranuze, ainda pequenos, na frente do prédio onde morávamos, parou um fusca e dele saiu um sujeito de cabelos grisalhos e me disse "Você que é o Mignone? Te sacanearam lá na Tribuna? Pois saiba que estamos de olho naqueles caras. Esta é minha solidariedade a este seu momento".

Atônito, vi que era Rogério Medeiros, então presidente do Sindicato dos Jornalistas, naquela ocasião, em briga salarial com a Tribuna. Impetuoso, soube depois que Rogério perdeu a cabeça com o tal de Helinho, que era um chefe administrativo lá.

Antário Filho e a Tropical FM

Momentaneamente fora do rádio, fui procurado pelo jovem Antário Filho. Veio e disse que estava montando uma FM e que gostaria que eu o ajudasse. Ele já conhecia a fama da Tribuna FM como rádio de ímpeto no mercado. Eu e ele fomos até o local onde estava sendo montada a rádio, era embaixo de um dos prédios do colégio deles (Faesa), em Itaquarí, Cariacica.

Fiquei impressionado com a falta de tudo. Aí, resolvi ajudar aquele rapaz. Dei uns ajustes nos estúdios, pedi para mudar os equipamentos, que ja haviam adquiridos mas não serviam, ajudei na seleção do pessoal (muita história aí) e consegui um feito inédito para que a rádio tivesse catálogo musical (discos).

Na época, nenhuma rádio podia ir ao ar sem muitos discos. A Tropical não tinha nenhum. Através do saudoso Marcos José Lima, o Marcão, que era representante da famosa CBS, foi feito uma parceria, tida como inédita pela gravadora, com envio de caixas e mais caixas de LPs variados. Eram quase todos os discos que haviam sidos lançados nos ultimos dez anos.

Entrou-se no ar com especiais de 1 hora de Roberto Carlos, Julio Iglesias, Ray Conniff, e por aí afora. Um mês depois, chega a figura máxima da CBS no Brasil, Roberto Augusto, com um disco de ouro para a emissora. Foi a única rádio do país a ganhar um disco de ouro em tempo recorde no ar.

Uma turma boa começava no rádio, na Tropical, com muita garra: Kazinho, Fabio Pirajá, Juninho Megahertz, Toninho Hulk, Ronnie, Tobias, Nivaldo Passamai. Depois vieram os outros.

Lembro que levei aquele quadro do Rocky II para lá, pois a rádio iria precisar de muita "persistência" para ficar no ar e ter sucesso, como teve depois. Coloquei na parede do estúdio ainda em construção. Era o retrato de Rocky, com os punhos levantados e os dizeres; "Persistência - A Razão da Vitória".

Antário Filho nunca mais deixou ninguem mexer naquele quadro, até ser morto naquela noite fatídica. Antarinho era um cara entusiasta, educado e honesto, bom caráter. O quadro ficou lá, respeitado por todos, até um dia eu voltar a trabalhar na Tropical e tirar o quadro. Mais isso é outra história...

Gerson Camata e campanha

Camata entrava em campanha para o Governo do Estado. Sabedor que eu tinha saído da Tribuna, me convidou para seu escritório de campanha política, chefiado por José Moraes. Remunerado, fiquei lá até ele se eleger governador. O escritório era na Gama Rosa, no Centro. Ali foi meu primeiro contato com as nuances da politica e com os políticos.

PARABÓLICAS

No início da TV Assembleia, eram profissionais contratados. Hoje alguns são, mas não deixa de ser cabide de emprego, infelizmente.

Fabio Pirajá posta nas redes sociais duas coisas que gosta. Imagens da baía de Vitória da janela de seu estúdio e alguns pratos que inventa como gourmet.

A Equipe de Esportes da rádio Acec, sob comando de Jair Oliveira, tem alguns dos mais renomados cronistas esportivos ainda em atividade.

No máximo neste agosto de 2023, toda a Rede Sim estará operando em seu novo prédio, na Av. N.S. da Penha, em Santa Helena (prédio da Vivo).

ACESSE
Jrmignone 1 no Youtube
Erasmo e Adriana – Do Fundo do Meu Coração
https://www.youtube.com/watch?v=Su7ixr1vN88

MENSAGEM FINAL
"Um homem fica em silêncio, e todos comentam. Outro fala muito, e todos comentam. Um terceiro fala pouco, e todos comentam. Não existe uma única pessoa que não seja comentada ou repreendida". Dhammapada

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/