Sexta, 03 Mai 2024

Prenúncios de 2014

 

O semblante descontraído combinado ao discurso de dever cumprido não convenceram quem acompanhou a coletiva de imprensa desta sexta-feira (1) de Henrique Herkenhoff, na qual ele anunciou sua saída da Secretaria de Segurança. Herkenhoff chegou a dizer, sem corar, que fez “um belo trabalho” à frente da pasta. 
 
Ainda bem, para o ex-secretário, que a sua saída foi tão atropelada que não lhe proporcionou tempo para fazer um balanço detalhada de sua gestão. Senão os números diriam que ele assumiu a pasta herdada das mãos de André Garcia – que retorna ao posto após dois anos -, em 2011, com o Estado na segunda posição no ranking nacional de homicídios e a devolveu exatamente na mesma posição. 
 
Embora Herkenhoff tenha festejado os resultados de sua gestão afirmando que conseguiu pôr os índices de homicídios na curva descendente, as estatísticas revelam que ainda não há tendência consolidada de queda, como, por exemplo, ocorre no Rio de Janeiro, que vem experimentando desaceleração significativa ano a ano. 
 
Na verdade, por trás do discurso de Herkenhoff está a urgência do governador Renato Casagrande em apresentar resultados sólidos na área de Segurança, uma das mais vulneráveis da atual gestão. 
 
O mito da “casa arrumada”, que Casagrande foi obrigado a “comparar” de portas fechadas, começa a cobrar seu preço agora. O socialista sabe que tem menos que dois anos para dar um aspecto “aceitável” ao cômodo da Segurança, que foi herdado de Hartung em frangalhos. 
 
Herkenhoff, na avaliação do governador, falhou na missão de reduzir os índices de violência no Estado, que posicionam o Estado como o segundo mais violento em homicídios dolosos em geral; primeiro em assassinatos contra mulheres; e também é líder na morte de jovens. 
 
Casagrande alega que não querer falar agora de eleição, mas já está trabalhando com os olhos voltados para 2014. Sabe que tem pouco tempo para conquistar resultados mais convincentes na área de Segurança, que deve ser alvo de possíveis adversários. Resta saber se André Garcia é o homem certo para cumprir a missão.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/