Domingo, 28 Abril 2024

Pressão de todos os lados

Os deputados têm deixado bem claro que há pressão externa para que a CPI do Posto Fiscal não saia na Assembleia. O ex-governador Paulo Hartung, além de querer barrar a investigação, quer forçar os parlamentares a saírem em sua defesa. Já Casagrande vem dizendo que teme que a apuração prejudique a imagem de seu governo. Só que na Casa os deputados têm problemas mais íntimos para se atentar.



Em 2014, eles estarão em disputa à reeleição. A tendência que se desenha para a Assembleia, dado o desgaste do poder e lideranças que estão fora da Casa e vão buscar posicionamento na eleição do ano que vem tem levado os parlamentares a refletirem sobre o que vale mais: proteger a unanimidade política da qual fazem parte ou investir de forma mais incisiva para tentar convencer o eleitor de que merecem permanecer na Casa?



A situação não é boa na Casa, as pressões são muito grandes para que os deputados não invistam na CPI do Posto Fiscal. Mas se não levarem à frente a apuração, podem ser responsabilizados pela omissão diante dos fatos. Além disso, o Legislativo vem colecionando uma série de agendas negativas que se somariam a mais um ponto em desfavor dos parlamentares.



Uma coisa dificilmente Hartung vai conseguir, fazer com que os deputados saiam em sua defesa é um risco alto demais para os parlamentares. Pode ser que muitos evitem atacar, mas defender seria abonar uma procuração em meio a um escândalo. Para quem tem uma eleição difícil pela frente, abraçar Hartung pode não ser uma boa ideia.



Além da pressão dos agentes políticos, os deputados também estão diante de um outro problema, visando a disputa eleitoral do próximo ano. As empreiteiras envolvidas no escândalo são as mesmas que no ano que vem vão financiar os agentes políticos, como fizeram em 2010.



Fragmentos:



1 – Mais uma vez a bancada do PT deixa a desejar na Assembleia. Não deveria o grupo, por conta de sua história, ter assinado prontamente a CPI do Posto Fiscal?



2 – Na próxima segunda-feira (1), será a vez do PSDB de Vila Velha realizar convenção para o diretório municipal, reconduzindo Max Filho à presidência do partido.



3 – Vitória está no mapa de reuniões regionais que a ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti. Ela deve ser acompanhada de outros ministros. Mas pela experiência de Aracaju (SE), que só contou com a presença de Alexandre Padilha, Saúde, fica a dúvida sobre quem virá ao Estado com Ideli.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/