terça-feira, julho 1, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Primeira pedra

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Taufner, pode ter cometido um erro estratégico ao criticar a nomeação de Sérgio Borges como conselheiro, por conta da condenação por improbidade do peemedebista. O motivo é simples: outros conselheiros também têm telhado de vidro e os pepinos pipocam que é uma beleza. Caso do processo – mais um! – divulgado em A Gazeta nesta sexta-feira (22) contra José Antônio Pimentel, com origem na mesma ação que culminou com a saída de Umberto Messias do órgão. Da mesma maneira que ocorreu com Borges, na vez de Messias o Ministério Público Estadual (MPES) caiu matando em cima, assim como a imprensa corporativa. Deixaram Pimentel de lado. E olha que interessante, no processo do MPES contra a nomeação do ex-deputado estadual, promotores e procuradores de Contas chegaram a alegar, nessa história da conduta ilibada, que sequer precisaria de condenação, citando como base o caso do ex-conselheiro Marcos Madureira. Considerando ainda as pendências judiciais que têm Sérgio Aboudib e Rodrigo Chamoun, Taufner arrumou um “problemão”, vai ter que manter seu discurso. Se não houvesse as devidas proteções aos aliados, sobraria quase ninguém na corte. Mas a blindagem é forte.
 
Vale tudo
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), está “ciscando” para tudo quanto é lado. Ao mesmo tempo em que se aproxima do governador Renato Casagrande, não deixa de “lamber” o antigo aliado Paulo Hartung (PMDB). 
 
Vale tudo II
No caso de Hartung, o prefeito reforça a estratégia de vender a imagem do ex-governador como o maior especialista em gestão que o Estado já teve. Seminários de planejamento estratégico, Plano Diretor Municipal (PDM) e etc…Hartung é o convidado especial sempre. E, claro, atacando de palestrante.
 
Nova liderança
O petista histórico Perly Cipriano ressalta como surpresa boa do Processo de Eleições Diretas (PED) deste ano o militante da Juventude, Max Dias, que disputa em segundo turno o comando do diretório de Vitória contra o secretário de Estado de Turismo, Alexandre Passos. Para ele, uma cara nova, com propostas interessantes e capacidade de atuar no processo político do PT no Estado.
 
Débito
A picuinha política de alguns vereadores de Viana com o prefeito Gilson Daniel (PV) é um tiro no pé. Assim como no episódio anterior, quando vetaram o projeto para reforma de escolas, a não aprovação de verba para pagamento aos servidores cairá na conta da Câmara. O prejuízo é alto.
 
Débito II
Se a ideia é desgastar o prefeito, motivado por disputas antigas entre os grupos políticos da cidade, o efeito tem sido contrário. Gilson Daniel sai fortalecido da história, mais uma vez.
 
Agora pode
A imprensa corporativa nunca deu tanta atenção à área de segurança do Estado como no governo Renato Casagrande. A situação é, de fato, preocupante, mas o buraco quem deixou foi o antecessor Paulo Hartung (PMDB), que nunca foi responsabilizado, muito menos citado devido aos inúmeros problemas. Tentativa de jogar tudo no colo de Casagrande não é à toa.
 
Retorno 
Já circula nas redes sociais convocação para protesto em Vitória. A lista de motivos é extensa: CPIs do Pó Preto e do Transcol; ciclovias; BRT; Rodosol, ECO 101; aquaviário; aumento da passagem de ônibus e etc. Sinais de retomada do movimento? A conferir.
 
140 toques
“Em Mucurici, norte do ES, apresento à comunidade relatório da CPMI daMulher. Tolerância zero à violência contra mulher”. (Senadora Ana Rita – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A verdade é o melhor ataque e a melhor defesa”. Luís Toledo

Mais Lidas