terça-feira, janeiro 6, 2026
22.9 C
Vitória
terça-feira, janeiro 6, 2026
terça-feira, janeiro 6, 2026

Leia Também:

Promessa não é dívida

Que atire a primeira pedra quem nunca descumpriu o que prometeu

Reprodução/Redes Sociais

Dizem os mal-intencionados que o inferno está cheio de boas intenções. Talvez por isso as boas intenções obrigatórias em todo final de ano estão cada vez mais difíceis de serem alcançadas. Prometeu e não cumpriu é um pecado que todos abominam, mas que se repete durante todo o mês de janeiro. Felizmente fevereiro traz o Carnaval, e todos esquecem. Que atire a primeira pedra quem nunca descumpriu o que prometeu.

*

Por que essa obrigação ocorre apenas no final do ano, se também podemos criar boas intenções nos meses seguintes? Na mitologia grega, o deus Dionísio disse que as intenções não fazem mal a ninguém, e quanto mais, melhor. Se não puder cumprir não é nenhuma tragédia grega, pois qualquer intenção pode ser repetida no mês seguinte e em qualquer tempo e lugar. Pode também ser substituída, alterada ou cancelada, dependendo do humor de cada um. 

*

Maria Felplina: Prometi que iria me casar no ano seguinte, mas nenhum candidato se apresentou, apesar dos muitos anúncios publicados nas redes sociais. Donde concluí que as redes estão furadas. Carmem Bonavita respondeu: Não são as redes, amiga, o casamento é que está furado. Tenho muitas amigas que se casaram só por causa do vestido: quem não quer ser princesa por um dia? Depois separa, que promessa e má digestão não exigem a presença de advogados. 

*

A promessa mais prometida é emagrecer…como se esse milagre se realizasse com um passe da varinha mágica da fada madrinha da Cinderela. Mas os tempos são outros, e uma caminhada até a farmácia consegue o milagre da redução de peso: As prateleiras do Ozempic esvaziam depressa! Outros produtos mais baratos já estão desbancando o milagroso, e as menos favorecidas já podem ter corpinho de miss como as  milionárias de Dubai.

 *

Uma promessa que se faz necessária mas anda esquecida é esquecer – Parece simples, mas pode ser desafiadora. Esquecer que se acha melhor que os outros; esquecer que o trabalho é prioritário na vida; esquecer de exigir demais dos outros e menos de si mesmo, ou mesma; esquecer ofensas e desentendimentos passados; esquecer as perdas que não podem ser recuperadas; esquecer o rancor, as rixas, o desamor, a intolerância. 

*

Abençoados serão os políticos, que não precisam de fim de ano para fazer promessas, basta uma  eleiçãozinha. Abençoados serão aqueles que comem de tudo e não engordam, que dormem a noite toda sem melatonina. Os demais mortais precisam de promessas na transição do ano que não agradou para o ano seguinte, quando tudo pode melhorar. Manter a esperança é a melhor intenção de fim de ano. Pablo Neruda se refere ao Ano Novo: Vem – Arde o que preciso deixar / Rega o que ainda posso ser.

Mais Lidas