Domingo, 28 Abril 2024

Prova de fogo

O Tribunal de Contas do Estado, famoso “Tribunal do Faz de Conta”, será mais uma vez testado com essa história de auditoria no contrato do governo do Estado com a Rodosol. Acatar os quesitos sugeridos pela Assembleia Legislativa para ampliar a investigação, com foco apenas no contrato 001/1998, é mole. Um prato cheio para muita gente. A grande questão será a resposta da Corte sobre o pedido do Ministério Público Especial de Contas (MPC) de incluir oito nove itens, entre eles as negociações feitas pelo governo Paulo Hartung (PMDB) com a concessionária. Pois sem dúvida, renderam provavelmente o melhor presente à Rodosol: não bancar investimentos milionários em obras, mantendo um pedágio abusivo. Realizar uma auditoria meia-boca, apenas para dar uma resposta à população, é perda de tempo. Os capixabas não caem mais nessa. Esta precisa incluir todos os períodos da ponte, desde sua construção, até os recentes aditivos. Como tudo que envolve Hartung chega ao TCE e de lá não sai mais, essa eu quero ver.
 
Prova de fogo II
Aproveito para pontuar novamente: Hartung sumiu do mapa. O clima está perigoso para o ex-governador. Melhor não arriscar.
 
Devagar
O governador Renato Casagrande já desistiu das redes sociais de novo? Desde sexta-feira (19), data do último protesto, não diz nada no Facebook e Twitter, muito embora não se canse de fazer declarações na mídia corporativa. 
 
Sem mistério
A propósito, os interessados em acompanhar os dois lados das mobilizações populares encontram muitas informações, vídeos, imagens e etc. nas páginas oficiais do Protesto GV, “Não é por 20 centavos, é por direitos” e Anonymous ES. O governo certamente está de olho em tudo. Só de olho, fazer contato que é bom...
 
Voltou atrás
No mínimo esquisito o papel que prestou o presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, ao recuar de suas declarações feitas na sexta-feira (19), quando condenou a depredação do patrimônio público, mas também a ação desproporcional da polícia. Mafra chegou até a anunciar que representaria contra a PM, para que os responsáveis pelos excessos fossem responsabilizados. Mudou rapidinho de ideia.
 
Pobres de nós
No Twitter, o vereador licenciado e secretário de Transportes de Vitória, Max da Mata (PSD), manda o seguinte desabafo: “está cada dia mais difícil ser político no Brasil. O desestímulo é grande”. Pois é, se está ruim para os políticos, imagine para nós, eleitores...
 
Grande família
A juíza Margareth Zago Rabelo, mulher do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Manoel Alves Rabelo, entrou com pedido de aposentadoria por contribuição no IPAJM – 31 anos e 19 dias. Ela é apenas uma integrante da grande família que ele emplacou no Judiciário. 
 
Grande família II
Também como juízes têm o filho do desembargador Gustavo Rabelo e o genro Luciano Costa Bragato. Já as filhas Emanuelle e Roberta são servidoras do Tribunal. Tudo em casa.
 
Inconformada
A ex-secretária de Cultura de Pedro Canário Ana Kesia (PRP), demitida pelo prefeito e candidato Gil da Saúde (PR) após decisão de compor com a candidatura a prefeito de Antônio Wilson Fiorot (PSB), está atrás de recuperar seu cargo. Acredita que o ato não poderia ter sido consolidado em plena campanha eleitoral – o município tem nova disputa no dia 4 de agosto. 
 
140 toques
“Demagogia barata: Casagrande preocupado com a restauração do patrimônio depredado. Não seria melhor ter tomado medida preventiva de contenção?”. (Articulador da Rede Sustentabilidade no Estado, Roberto Belling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A verdade nos leva a todos os lugares, até mesmo à prisão”. Provérbio Polonês

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/