Segunda, 29 Abril 2024

Pulando a cerca

Essa ideia em separar a eleição de governador e de presidente da República, aqui no Estado, para manter incólume vitoriosa a coligação formada pela trinca PSB-PT e PMDB, levou o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) a ir atrás de um alternativa mais segura para o seu partido. Foi em busca de estabelecer um diálogo com o ex-presidente Lula utilizando-se da sua boa relação com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um dos principais formuladores do PT nacional. Padilha encontrou-se com Hartung na sua última passagem pelo Estado. A intenção primordial de Hartung é abrir essa discussão, convencido de que o seu partido estará na candidatura de Dilma. Mostrou-se em condição de poder ser companheiro de palanque dela, tanto para o Senado como para o governo. Dilma poderia contar também com o senador Ricardo Ferraço (PMDB). Tipo da proposta de pé no chão e de quem conhece político e sabe o suficiente de que são mínimas, por aqui, essa pretendida desvinculação da candidaturas de governador e presidente da República.

 

 
O Proponente
O problema está no autor que, em eleições presidenciais recentes, deu dois tombos no Lula: um em cima do próprio Lula e depois outro na candidatura da Dilma.
 
Vislumbre
Claro que está nisso a provável candidatura à presidência da República do companheiro de partido do Casagrande, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

 
Cuidando-se
Dizer que Eduardo Campos candidato coloca em risco à reeleição de Casagrande é mais do que claro. Não coloca, naturalmente, em risco à candidatura, e sim as possibilidades de vitória, ainda mais sem o PT e o PMDB.

 
Especial
Apesar de cotado para apoiar o senador Magno Malta (PR) na sua candidatura ao governo, o presidente regional do PDT, Sérgio Vidigal, tem sido um frequente interlocutor do governador Casagrande.


Magno
Os sinais da jogada do Hartung são claros. Ele tem o desejo de se ocupar do palanque da Dilma para evitar que ela vá para a candidatura ao governo do senador Magno Malta (PR), cuja hipótese de vingar cria frio na coluna em vários virtuais adversários, notadamente, o próprio Hartung.  
 
Curiosidade
As últimas multas ambientais contra a Vale, em Vitória, pela secretaria de Meio Ambiente da Capital, ainda são do tempo do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas à frente. Faz tempo. Daí em diante, nada, apesar de a poluição atmosférica e o seu perverso pó preto. .  
 
Cultura
Habitualmente tida como uma política voltada somente para o campo social, a deputada federal e ex-ministra da Mulher, Iriny Lopes (PT), destinou recurso para o Museu de Arte do Espírito Santo, atendendo ainda ao período em que o MAES estava sob o comando de Maria Inês Loureiro.



140 toques

"Vitória que todas as armas do mundo jamais conseguirão obter, porque é uma vitória que surge da paz e não do ressentimento". Do vereador Luiz Emanuel (PSDB), no Twitter.
 
Pensamento
 
Ninguém é melhor do que poderia ser – Sormerset Maugham

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/