Segunda, 29 Abril 2024

Quantos ou quando

O clima anda indeciso, faz frio ou faz calor, chove ou brilha o sol - tudo isso no período de 24 horas a que chamamos dia e se repetem continuamente. Ad infinitum, espero. Até o momento em que rabisco essas mal traçadas linhas - 10:45 da manhã - nasceram 162.365 e morreram 73.517 pessoas no mundo, com um saldo de 88.848. Positivo ou negativo? Com uma população de 8.094.791.661, nosso barco afunda ou vai em frente?

*

Se o amor está escrito nas estrelas e você ainda não encontrou seu ou sua pessoa ideal, não desespere. Segundo Platão, estamos todos destinados a andar pelo mundo procurando nossa outra metade. Mas convenhamos, o mundo nos tempos de Platão era bem restrito e poucos se aventuravam além das fronteiras de sua cidade natal. No atual emaranhado de 8 bilhões de almas, com os aviões, ônibus e carros rolando lotados continuamente, só mesmo com muita sorte.

*

Até o momento em que batuco essas relevantes informações no teclado de um computador, numa manhã de sábado do segundo dia de março, o mundo já gastou 7.733… bilhões com saúde e 5.157… bilhões com ensino. Melhor ficaríamos se fosse o contrário. Nesse mesmo período de tempo, 11.405.711 de carros e 23.512. 965 de bicicletas já foram fabricadas. Melhor assim. E ainda estamos na primeira metade do dia.

*

Para atender a parte mais privilegiada desses 8 bilhões de consumidores, 59.359.445 de computadores foram vendidos esse ano, e ainda estamos na primeira quarta parte do calendário. Nessas máquinas infernais, nesses primeiros dois meses foram enviados 139 bilhões de e-mails. Num mundo onde 6 bilhões de pessoas utilizam a Internet, ainda existem 766 milhões de pessoas sem acesso à água potável. Dias que faltam para acabar o petróleo: 14.347; dias que faltam para acabar o gás natural: 56.293. E depois? O mundo se adapta, a vida humana se estica, governos mudam de mãos, fortunas surgem e desaparecem como em um passe de mágica. O mágico, tirano ou santo, vai tirando da cartola as regras do nosso destino.

*

Essas informações foram obtidas no site Wordometers, que envia dados em momento atual. Portanto, quando você estiver lendo esses números já terão mudado. Mas uma coisa é certa: continuamos crescendo em número e em gastos. Como nuvens no céu vamos vagando pelo mapa mundi, seja por vontade própria ou por imposição do destino. Ou talvez procurando essa outra metade que, aliás, também deve estar procurando por nós.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/