Terça, 30 Abril 2024

Quebradiça

 

Pra você ver como é frágil o sistema de unanimidade política do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que elegeu o governador Renato Casagrande e se mantém vivo no Estado. Sequer comporta a ideia de ter um adversário. Desde que a classe política “tremeu” diante da possibilidade – eu disse possibilidade - de o senador Magno Malta (PR) disputar o governo em 2014, o movimento do mercado é todo orquestrado no sentido de criar obstáculos para o senador, fazendo-o desistir de seu projeto. E não melhorar as condições eleitorais de Casagrande, de maneira que se fortaleça e encare o embate. Convenhamos, já passou da hora de entender que não tem mais lugar para essa tal unanimidade. O povo quer e precisa de debate. Essa obsessão de Casagrande e da base em torno do projeto de reeleição, é um tiro no pé. Enquanto eles só “pensam naquilo”, os problemas do Estado se agravam e viram munição para campanha eleitoral. Por que não lembrar da famosa frase de Nelson Rodrigues, mais atualizada do que nunca: “toda unanimidade é burra”. Pois é.
 
‘Sonhático’
Gustavo De Biase “se doeu” com a pergunta sobre o “Plano B”, no caso da Rede não vingar. Ele responde à coluna dizendo que não está à procura de um mandato a qualquer custo, nem preocupado se será ou não candidato nas próximas eleições. Tá, mas quem disse isso, Gustavo? Eu não disse. 
 
‘Sonhático II’
Biase também decidiu parafrasear Marina Silva: "Quem possui um plano B não tem tempo para construir o plano A". Discordo. É até mesmo uma questão de sobrevivência política. 
 
Será?
O vereador de Vitória Max da Mata (PSD), que ocupa o cargo de secretário municipal de Transportes, corre o risco de não ter vida longa na gestão de Luciano Rezende (PPS) na Capital. É o que rola nos bastidores. 
 
Bobo, nada...
O presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), não perde tempo. Nesta quinta-feira (18), um veículo com alto falante roda as ruas de Jardim Camburi, anunciando a audiência pública que será realizada à noite no bairro, sobre a construção do Destacamento de Polícia Militar (DPM). Gandini assina o chamado, assim como também faz em mensagem de email. Vai só capitalizando. 
 
Bobo, nada...
Tudo bem que foi Gandini quem inaugurou polêmica ao levantar a demanda dos moradores na Câmara, quando também criticou o governo do Estado e deputados estaduais. Mas o desfecho positivo do caso cabe ao prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), que cedeu o terreno para a construção do DPM.
 
Me engana...
Enquanto o deputado federal César Colnago faz cara de paisagem e diz que o clima no PSDB é de paz e amor, o vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain continua a mandar bala para cima do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas. Tudo ótimo, né?
 
Ui!
Os acionistas do Vitória Apart Hospital, em Carapina, vão para audiência geral na próxima segunda-feira (22), com muitos pontos a debater. Principalmente após a decisão judicial dessa quarta-feira (17), que confirmou o sequestro de bens de quatro ex-diretores, acusados de dar um desfalque milionário nas contas do grupo. 
 
Sacada
O setor empresarial, sempre o mais sensível às tendências de mercado, entendeu logo que pode lucrar bastante com as elevadas taxas de criminalidade registradas no Espírito Santo. Em outdoors espalhados em Vitória, já tem empresa oferecendo serviços de blindagem de veículos. A imagem é atraente, um bebê tranquilo, tranquilo. A mensagem que fica: proteja sua família. Quem não quer? 
 
140 toques
“Conversei com o relator do Estatuto da Metrópole, deputado Zezéu Ribeiro (PT/BA), e sugeri a realização da audiência pública no ES. Convite aceito”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A política é a arte de conciliar os interesses próprios, fingindo conciliar os dos outros’. Menotti Del Picchia

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/