Sábado, 20 Abril 2024

Quem Matou a Kodak

 

Em 1988 o Brasil acompanhava o dramalhão "Vale Tudo", da Rede Globo, e durante exatos13 dias o assunto que dominou as rodas de discussão foi o assassinato de uma das personagens. O país inteiro literalmente parou para saber quem afinal matou Odete Roitman, morta por engano no dia 24 de dezembro de 1988. 
 
Hoje o assunto das discussões da mídia é o triste fim da ex gigante Kodak. Não sei os detalhes das baixarias e traições desse enredo global, mas com certeza elas existem, porque são inerentes à natureza humana. A cada mês que passa a empresa americana anuncia sua saída de algum segmento de um mercado que dominou com extrema maestria por muito tempo.
 
A Kodak iniciou suas atividades em primeiro de janeiro de 1881, com o nome de Eastman Dry Plate Company, fabricando placas de vidro para os fotógrafos, um processo complexo que exigia muito tempo dos profissionais da época. No entanto, a filosofia que norteou a empresa por todos esses anos foi exatamente simplificar a vida dos fotógrafos, tornando a fotografia acessível a todos.
 
Em 1892, com a campanha “Aperte o botão e nós faremos o resto”, a empresa expandia seus negócios para o mundo todo. Nos dias atuais, após uma sucessão de erros em sua estratégia de mercado e a entrada agressiva das ponto-com, a Kodak parece uma velha obesa incapaz de acompanhar a velocidade dos mais jovens. Ano passado a Kodak pediu concordata, depois que suas ações chegaram a 89 centavos na bolsa de Nova Iorque.
 
No caso da Kodak a conclusão dos legistas é que não houve assassinato. Sua morte foi um suicídio, curiosamente a mesma forma que seu genial fundador George Eastman morreu, no dia 14 de março de 1932.
 
A imagem da semana é Olinda, do fotógrafo pernambucano Alcir Lacerda, que faleceu na segunda passada, dia 10 de setembro, em Recife. PE.


 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado prêmio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/