Sábado, 20 Abril 2024

Quem não deve...

O excesso de corporativismo que o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), imprime à Casa desde que assumiu seu comando, é o que produz o clima predominante hoje entre os deputados estaduais, em relação ao colega Da Vitória (PDT). É nítido que há um esforço concentrado para blindar o pedetista, que passou a ser investigado no escândalo do Iases/Acadis, certamente porque há indícios para tal. Assim como o governo do Estado, a Corregedoria da Assembleia tinha conhecimento das graves denúncias, mas não moveu sequer uma palha para apurá-las. Theodorico se contenta em dizer que Da Vitória garantiu, em uma conversa a portas fechadas, que não tem nada a ver com as irregularidades – oras, e ele diria o contrário? Se o deputado jura inocência, deveria ser o primeiro a encarar a imprensa e seus eleitores, na tribuna da Assembleia, para prestar a devida satisfação sobre o caso. E não se pronunciar apenas via assessoria de imprensa, mesmo assim, com declarações um tanto descabidas. O pedetista foi eleito pelos capixabas e tem um mandato a honrar. Afinal, quem não deve, não teme. Não é mesmo?

 

 
Segue...
Aliás, a coluna volta a frisar: não adianta Da Vitória insistir na tentativa de levar a história para o campo político. Quando Século Diário noticiou as denúncias, no ano passado, o deputado nem sonhava em ser candidato a prefeito em Colatina. As irregularidades não apareceram de um dia para o outro. Estratégia de defesa nada inteligente.  
 
Panos quentes
Mas não é só na Assembleia que está evidenciado um movimento de blindagem. Se os deputados estaduais protegem Da Vitória (PDT), o governador Renato Casagrande faz o mesmo em relação ao secretário de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli. Já está claro que o socialista não pretende romper o acordo que tem com seu antecessor, Paulo Hartung (PMDB). O que agora encontra ressonância também entre os parlamentares. Discurso mudou. 
 
Panos quentes II
De um dia para outro, os deputados estaduais que pediam a cabeça de Roncalli resolveram apaziguar os ânimos. Restou somente a Gilsinho Lopes (PR) romper a calmaria, nesta quarta-feira (22), para disparar verdades contra o secretário. Mas deve ficar em carreira solo na empreitada. 
 
Panos quentes III
O resultado do encontro dessa terça-feira (21) entre Casagrande e os deputados, como se percebe, foi no estilo ganha-ganha. O governador mantém Roncalli na pasta, sem pressão dos deputados; Theodorico mostra que tem força, e os parlamentares se sentem novamente privilegiados pelo socialista. E os interesses da população que se explodam.  
 
Bendito TRE
Essa do Tribunal Regional Eleitoral do Estado está a um passo de validar a candidatura do prefeito afastado de Presidente Kennedy (litoral sul do Estado), Reginaldo Quinta (PDT), é surreal. Da série coisas que só são permitidas no Espírito Santo. 
 
Duvide-o-dó
O tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas quer mesmo levantar a bandeira ambiental em sua campanha à prefeitura de Vitória. Mas apenas em questões de pequeno alcance - desta vez, anuncia passeio ecológico no Parque da Fonte Grande, no próximo domingo (26). Quero ver falar das poluidoras, dos índios e quilombolas, Ferrous, Jurong...
 
Por falar nisso...
Notícias da Rádio Corredor apontam que o diretor técnico do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Fernando Aquiroga, que pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares, ganhou uma festinha de despedida bancada por quem? Federação das Indústrias do Estado (Findes). Queiroga, é bom registrar, reza a mesma cartilha da poluição e dos grandes projetos. 
 
Intervenção
Os professores em greve da Universidade Federal do Estado (Ufes) querem apoio da bancada capixaba no Congresso Nacional, para retomada das negociações entre a categoria e o governo federal. A reivindicação foi feita pessoalmente a parlamentares que seguiam para Brasília nessa terça-feira (21), abordados no aeroporto de Vitória. O movimento completa 100 dias na próxima semana. 
 
140 toques
A Gazeta e A Tribuna cobriram e repercutiram todos os lançamentos de candidatura a prefeito de Vila Velha, menos a do PT. Bulling político?”. (Vereador João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“É uma vida vazia, superficial e cheia de privilégios”. Fouad-El-Khoury 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/