Chamou atenção do mercado político a declaração do ex-governador Renato Casagrande (PSB) ao jornal A Gazeta desse domingo (19) sobre uma possível candidatura em 2016. É que Casagrande, que até então vinha refutando qualquer interesse na disputa na Capital, em nome de uma aliança com o prefeito Luciano Rezende (PPS), mudou o tom: “Hoje eu descarto isso. Não é o que está posto. Mas a hora de decidir isso não é agora, é no ano que vem”, declarou ao jornal. Perguntas: seria já algum sinal de ruído na relação com o prefeito ou apenas uma mudança de estratégia para deixar a porta aberta até o ano que vem? Não é novidade, que embora o presidente regional do PSB, Paulo Foletto, insista em anunciar a aliança com Luciano como algo certo e consolidado, dentro da própria seara de Casagrande há quem defenda sua candidatura em Vitória, o que faz parte inclusive do projeto nacional do partido, como destacou Carlos Siqueira em recente visita ao Estado. A entrada do ex-governador no pleito seria o caminho para ele retornar ao cenário político, valendo-se da expressiva votação que obteve no município em 2014. Esperar 2018 é considerado temerário. Apoiar um nome desgastado, mais ainda.
Sobrou seda
Como esperado, não faltaram trocas de elogios e gentilezas entre o ministro Joaquim Levy e o governador Paulo Hartung (PMDB) na visita ao Estado nesse sábado (18). Levy apontou o Estado como um exemplo de ajuste e corte de gastos. Já Hartung aproveitou para dizer que contribui com o governo federal. Sei!
Ficção x realidade
Também não passou batido nas redes sociais o oba-oba da visita ao Estaleiro Jurong. Foto publicada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB) rendeu comentários em seu Facebook. É que, ao contrário do que tentou passar a comitiva, não tem nada de maravilha ali (fora a inclusão da obras nas investigações da Operação Lava Jato).
Vai encarar?
Tão logo o senador publicou sua foto, lideranças de Aracruz convidaram Ricardo a se reunir com a Comissão de Acompanhamento do Estaleiro Jurong Aracruz (Copala EJA), para saber dos problemas e condicionantes não cumpridas. Difícil é ele se interessar.
Burburinho
O prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), reuniu lideranças políticas nesse domingo (19) para comemorar seu aniversário. Por lá passaram o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e os deputados estaduais Marcelo Santos (PMDB) e Da Vitória (PDT), além de dirigentes partidários e secretários.
Mulher-bomba?
Lá pelas tantas, enquanto a presidente regional do PV, Cidinéia Fontana conversava com Casagrande, alguém passou e perguntou: “Néia, era você a mulher do avião que disse que queria jogar a bomba no Hartung né?!”. Todos riram e Néia respondeu: “Infelizmente, não era eu…” Há testemunhas.
Mamata
O recesso na Assembleia Legislativa é para os parlamentares, mas os servidores comissionados parecem ter aderido aos dias de folga. Quem passou pelo legislativo, diz que está um deserto.
Chapão
O PRP agora tem diretório em Cariacica. A festa de lançamento e posse dos membros foi realizada nesse domingo (19), com foco na disputa à Câmara Municipal em 2016. O partido vende como principal bandeira a redução dos salários dos vereadores.
Chapão II
No próximo domingo (26) será a vez do PRP lançar seu diretório na Capital, em evento no Clube Álvares Cabral. Com uma fórmula de lançar chapa ampla de candidatos de peso político equilibrado, o partido garantiu três deputados estaduais nas eleições de 2014 e agora quer aumentar o número de prefeituras (hoje são três) e de vereadores (de 30 para 70).
140 toques
“A semana começa ouvindo a população! Hoje (segunda-feira, 20), a partir das 19h, faremos uma reunião aberta ao público em Vitória. Venha participar!”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Há três meios de crer: pela razão, pelo hábito, pela inspiração”. Blaise Pascal