domingo, julho 6, 2025
22.9 C
Vitória
domingo, julho 6, 2025
domingo, julho 6, 2025

Leia Também:

Quem viver verá

Tudo corria bem até que um pequeno incidente veio atrapalhar a festa…

O dia em que os americanos se livraram do domínio inglês, quatro de julho, não é apenas mais um feriado, como nosso sete de setembro, quando a economia nacional descansa, com lojas, bancos e repartições lacradas. No Brasil, se coincidir com o fim de semana vira feriadão,  e quem pode viaja para a praia ou as montanhas, ou passa o dia vendo futebol na TV. 

*

Os americanos são mais nacionalistas: usam roupas e ornamentos nas cores da bandeira nacional, e embora as lojas funcionem normalmente, o grande dia é comemorado com reuniões de  familiares e amigos nas quais nunca falta o tradicional churrasco ao som do foguetório explodindo no céu, abalando o sossego das nuvens.

*

A festa não estaria completa sem as bandeirinhas enfeitando portas e janelas importadas da China – as bandeirinhas, não as portas e janelas… ou talvez, quem garante? Também os fogos de artifício vêm da terra de Confúcio. Uma pesquisa revelou que um em cada cinco americanos não apoia essa explosão colorida, alegando que aumenta a poluição ambiental.

*

Ao que parece, a China se diverte mais com esse feriado do que os próprios americanos. Nada mais justo, uma vez que esse milagre pirotécnico foi inventado pelos chineses. Mas esse ardor nacionalista cobra seu preço:  60% dos acidentes com fogos de artifício no país ocorrem no quatro de julho.

*

Mesmo assim os festejos corriam bem, até que um pequeno incidente veio atrapalhar a festa…  Essas belas explosões de luz e cores enfeitando os ares são perigosas de fabricar, e a China é o único país capaz de produzi-los em grande escala com eficiência e segurança. Se ocorrem algumas explosões por lá ninguém percebe, com quase 1 bilhão e quinhentos milhões de chineses disputando empregos.

*

O aumento nas tarifas de importação dos produtos chineses vai atrapalhar essa festa. Os importadores procuram alternativa e o Brasil foi um dos países pesquisados, mas não tem infraestrutura para saciar o gordo mercado americano.  De um porta-voz da Casabranca: “Prosperidade e patriotismo não é comemorar o dia da pátria com fogos de artifício e bugigangas baratas de fabricação estrangeira.” (consulta: Forbes.com.br)

Mais Lidas