domingo, agosto 31, 2025
19.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Questão de física

A disputa para prefeito de Guarapari tem tudo para ser interessante, com o DEM se mantendo favorito. O partido tem hoje dois nomes fortes: o atual prefeito Orly Gomes e o deputado estadual Edson Magalhães. Só tem um problema: os dois não cabem na mesma legenda. Ou um ou outro. Está criado o impasse
Quem deve levar a melhor nessa peleja é Orly. Restaria então ao Edson procurar outra legenda. Mas isso não parece tão simples. O ex-deputado e primeiro suplente da legenda é José Esmeraldo, que certamente não vai querer facilitar a vida de Edson Magalhães, caso ele mude de partido.
Ponto para Orly, que conta com o apoio do presidente estadual do DEM, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda. Mas Orly não é o favorito. O favorito hoje, pode ser que mais adiante o cenário mude, é Magalhães. 
Há um terceiro candidato também competitivo: Carlos Von Schilgen Ferreira, do PSDB. Entretanto, se formos medir a “estatura” política do tucano com a do deputado, que reconhecidamente é o grande favorito, Von fica alguns centímetros abaixo. 
Em maio deste ano, o presidente da Assembleia, deputado Thedorico Ferraço, do DEM, alinhado com Magalhães, disse que iria pedir o Rodney para deixá-lo mudar de partido sem perder o mandato. Mas quem vai mesmo pedir o mandato dele, com certeza, será José Esmeraldo. Nesse caso o apelo de Ferraço é em vão.
Outro que também deve entrar no páreo é o vereador Gedson Merízio, do PSB, do ex-governador Renato Casagrande. Em 2014, disputou à Câmara dos Deputados e teve mais de 17 mil votos. Em 2012 foi o vereador mais votado em Guarapari. 
A entrada do Merízio pode muito bem garantir no seu palanque o ex-governador Renato Casagrande, que anuncia presença nos palanques dos candidatos socialistas.  
Guarapari é também a terra dos Borges, que já teve dois prefeitos (Hugo Borges e Paulo Borges) e um deputado estadual Sérgio Borges. Família de políticos, muito embora Sérgio Borges tenha trocado a Assembleia pelo Tribunal de Contas. Os Borges, com grande tradição política, devem apostar suas fichas num desses candidatos. 
Arrematando o comentário, se Edson Magalhães entrar na disputa é o grande favorito. O candidato a ser batido. Caso recue, Carlos Von pode reivindicar o favoritismo. 

Mais Lidas